O governo de Roraima está em alerta máximo após uma invasão estimada em 25 mil javalis e javaporcos, resultado da cruza de javalis e suínos no estado. Os animais, considerados pragas para o agronegócio, estão causando prejuízos enormes aos produtores rurais.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), cerca de 20 mil animais estão invadindo plantações nos municípios de Amajari, Cantá, Bonfim, Alto Alegre e na capital, Boa Vista.
Prejuízos: Quinze grandes produtores rurais dessas regiões, tradicionais no cultivo de milho e soja, solicitaram ajuda do governo. Há relatos de que os javalis chegam em bandos e destroem lavouras inteiras, principalmente em busca de milho e mandioca. Também foram registrados ataques a animais menores.
A invasão acontece após estados como Minas Gerais e São Paulo terem liberado a caça como estratégia de controle populacional desses animais.
Urgência no Controle
Para discutir o problema, o governo realizou uma audiência pública para definir ferramentas de controle populacional. O deputado Armando Neto (PL), que presidiu a audiência, destacou a urgência:
"Precisamos entender o avanço dessas populações nas áreas agrícolas e discutir medidas que garantam a segurança da nossa produção, da sanidade animal e da saúde humana. Essa discussão é essencial para prevenir um problema maior. Em bandos, eles conseguem arrasar uma plantação inteira em apenas uma noite," afirmou o parlamentar.