Agro

Plantio da soja 2025/26 está atrasado devido à irregularidade das chuvas

01 dez 2025 às 09:26

O ritmo de semeadura da safra de soja 2025/26 está significativamente abaixo do registrado na temporada anterior. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) atribuem o cenário à distribuição irregular das chuvas em grande parte do território nacional nos últimos três meses.


De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 78% da área nacional de soja havia sido semeada até 22 de novembro, percentual inferior aos 83,3% observados no mesmo período do ano passado.

Diferentes Cenários Regionais

O descompasso pluviométrico criou situações distintas nas principais regiões produtoras:


  • Região Sul: O excesso de umidade tem limitado o acesso às lavouras e, consequentemente, o avanço dos trabalhos de plantio.


  • Centro-Oeste e Matopiba: A distribuição desigual das chuvas resultou em umidade abaixo do necessário para que os produtores avançassem na semeadura.


Apesar do aumento recente nos acumulados pluviométricos no Centro-Oeste e no Matopiba e da redução dos volumes de chuva na Região Sul — especialmente no Paraná —, colaboradores do Cepea indicam que o cenário geral é de incertezas em relação ao potencial produtivo da safra 2025/26.