Por enquanto, passagem livre, mas todo mundo sabe que o pedágio voltará a ser cobrado. A nova concessão está a caminho e a parte mais demorada do percurso, a aprovação dos editais para leilão, já foi vencida.
Com isso o dia da retomada da cobranças das tarifas nas cancelas está cada vez mais próximo. E para alguns municípios este é o momento crucial para últimos ajustes.
Esse é caso de corbélia, que tem uma praça no meio do município. O pedágio fica há dois km da sede. Do outro lado estão dois importantes distritos e várias comunidades, que somam 40% da população. O problema já foi vivido no passado e antevendo os enormes prejuízos uma comissão mista, entre legislativo e sociedade foi formada para pedir a isenção da tarifa aos moradores de Corbélia.
Com a cobrança integral da tarifa, o comércio tende a ser fortemente penalizado. Além da evasão de clientes, há também a preocupação com o desvio do escoamento do agro, impactando na queda receita ao município de Corbélia.
A comissão tem em mãos um abaixo assinado, com mais de três mil nomes. O pedido da isenção da tarifa foi encaminhado ao ministério dos transportes, mas ainda sem respostas.
Na assembleia legislativa o depuado Batatinha formalizou um pedido à comissão de obras, para a inclusão da demanda junto à ANTT. Esta é a batalha de município que luta para não ficar aprisionado nas armadilhas do pedágio.