O preço das bananas nanica e prata registrou uma alta significativa no mercado atacadista e deve impactar o varejo de Londrina nos próximos dias. Essa valorização é reflexo direto das cotações observadas no Vale do Ribeira (SP), principal região fornecedora, onde os preços subiram ao longo da semana passada devido à baixa oferta.
Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a escassez já era esperada pelo calendário natural de colheita da fruta. Contudo, outro fator importante que reforçou o movimento de alta foi a melhora na qualidade da banana. Com o fim das temperaturas mais reduzidas registradas entre julho e setembro, a fruta perdeu a característica de "casca mais escura", tornando-se mais atrativa para os compradores e aquecendo a demanda.
Com o retorno das chuvas no Vale do Ribeira, a qualidade da produção deve seguir melhorando nas próximas semanas, mantendo o patamar de preços elevado. Dados do Cepea mostram que, no período de 1º a 5 de dezembro, a banana nanica de primeira qualidade foi comercializada em média a R$ 2,92/kg, um aumento de 5% em relação à semana anterior. Já a variedade prata foi vendida a R$ 3,30/kg, registrando um avanço ainda maior, de 11% no período avaliado.