Agro

Prêmio da soja recua com retomada de compras da China nos EUA

03 nov 2025 às 11:22

A sinalização de uma retomada parcial das compras de soja pelos Estados Unidos junto à China pressionou os prêmios de exportação no Brasil, segundo levantamento do Centro de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Cepea). De acordo com o Cepea, os contratos de soja para embarque em 2026 voltaram a operar em patamares negativos, algo que não era observado no mercado desde julho deste ano.


Apesar da pressão nos prêmios, as cotações da oleaginosa no mercado físico brasileiro se mantiveram firmes na última semana. Pesquisadores do Cepea indicam que os vendedores brasileiros demonstraram preferência por negociar novos lotes com entrega imediata (spot) e pagamento a prazo, como estratégia para garantir os atuais níveis de preço.


Para a próxima safra, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um recorde de 177,6 milhões de toneladas para o ciclo 2025/2026. A estimativa já considera uma previsão de menor produtividade no Centro-Oeste, devido aos possíveis impactos do fenômeno climático La Niña. Por outro lado, o volume de chuvas registrado nos últimos dias trouxe alívio e otimismo ao setor produtivo.