Agro

Regularização do rebanho entra na reta final e Sociedade Rural reforça alerta

25 jun 2026 às 11:04

Com apenas alguns dias restantes para o encerramento da Campanha de Atualização de Rebanhos 2026, a Sociedade Rural do Oeste do Paraná está reforçando o alerta aos pecuaristas da região sobre a importância de regularizar o cadastro junto à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). O prazo final termina em 30 de junho e a atualização é obrigatória para todos os proprietários de animais de produção, independentemente do tamanho do rebanho ou da finalidade da criação.


Segundo dados da Adapar, pouco mais de 70% das explorações pecuárias do Estado haviam realizado a atualização até o momento. Isso significa que milhares de produtores ainda precisam regularizar suas informações para evitar restrições e penalidades.


O presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Devair Bortolato, o Peninha, destaca que a participação dos produtores é fundamental para fortalecer o setor agropecuário paranaense. “Faço um apelo para todos os pecuaristas de Cascavel, da região e de todo o Paraná para que regularizem o rebanho junto à Adapar. É importante que o Estado tenha essas informações atualizadas para o referenciamento e para o planejamento das ações voltadas ao setor”, afirma.


Peninha ressalta que os dados atualizados são estratégicos para garantir a sanidade animal e ampliar as oportunidades de mercado para a produção paranaense. “Precisamos dessas informações para que o governo possa atuar em diversas frentes, desde a defesa sanitária até a abertura e manutenção de mercados para exportação. Essa regularização é para todos que trabalham na atividade pecuária e só vem a somar ao trabalho que já é executado pelos produtores”, acrescenta.


A atualização cadastral é uma ferramenta essencial para que os órgãos de defesa agropecuária mantenham o controle e a rastreabilidade dos rebanhos existentes no Paraná. Essas informações permitem respostas rápidas em situações de emergência sanitária, além de contribuir para a prevenção de doenças que podem impactar tanto os animais quanto a população humana.


Para Peninha, o momento exige mobilização de todo o setor. “É uma responsabilidade compartilhada que beneficia os produtores, fortalece a pecuária paranaense e contribui para que o Estado continue sendo referência nacional em sanidade e qualidade da produção agropecuária”, conclui.

Veja Também