A colheita de laranjas da safra 2025/26 está em fase avançada, e a nova estimativa divulgada pelo Fundecitrus nesta semana trouxe pouca alteração em relação ao relatório anterior, publicado em dezembro de 2025.
Segundo o Fundo, o cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo/Sudoeste Mineiro deve colher 292,6 milhões de caixas de 40,8 kg, volume 0,7% inferior à projeção anterior, mas 26,7% superior ao registrado na temporada 2024/25.
A leve revisão negativa está relacionada a ajustes nas produções das variedades tardias, como valência, folha murcha e natal.
Atenção já se volta para 2026/27
Com a safra 2025/26 próxima do fim, agentes consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) direcionam a atenção para o desenvolvimento da temporada 2026/27.
As condições climáticas recentes podem contribuir positivamente neste momento: após um dezembro mais quente, janeiro registrou aumento de chuvas a partir da segunda quinzena em boa parte das regiões, e fevereiro apresentou alto índice pluviométrico.
Apesar disso, ainda há incertezas quanto ao potencial produtivo da próxima safra. Observa-se grande variação entre as regiões em relação à carga das árvores e ao estágio de desenvolvimento dos pomares.
Meteorologistas indicam a possibilidade de temperaturas mais elevadas nos próximos meses, o que pode voltar a prejudicar as condições das plantas e influenciar o desempenho da safra 2026/27.