A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (OARS / Asgav/Sipargs) informam que estão acompanhando, junto ao Ministério da Agricultura e da Secretária de Agricultura, Pecuária. Produção Sustentável e Irrigação, as ações de monitoramento frente à ocorrência de Influenza Aviária em ave silvestre registrada no município de Rio Pardo (RS).
As entidades lembram que a produção do estado e do Brasil seguem sem qualquer registro da enfermidade. Portanto, não há qualquer alteração em relação ao status sanitário do Brasil, que segue reconhecido como livre de Influenza Aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A produção e as exportações seguem em fluxo normal, com a manutenção dos protocolos de biosseguridade nos mais elevados níveis.
Ao mesmo tempo, a ABPA e a OARS/ASGAV/SIPARGS lembram que não há qualquer risco aos produtos e ao consumidor, se tratando a enfermidade de uma situação específica das aves.
Por fim, as associações reforçam a recomendação dos órgãos sanitários: caso encontre uma ave ou qualquer outro animal com comportamento suspeito, não toque e acione imediatamente as autoridades sanitárias.