Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Tereza Cristina destaca licenciamento ambiental como prioridade no Senado sob nova presidência

Senadora defende a modernização das regras para destravar a infraestrutura e garantir segurança jurídica ao setor produtivo
03 fev 2025 às 09:34
Por: Band
Reprodução/Instagram

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1º), presidente do Senado Federal para os próximos dois anos (2025-2026). Eleito com 73 votos, o senador recebeu apoio de diversos partidos, tanto da base governista quanto da oposição. A nova Mesa Diretora também contará com Eduardo Gomes (PL-TO) como 1º vice-presidente, Humberto Costa (PT-PE) como 2º vice-presidente, Daniella Ribeiro (PSB-PB) como 1ª secretária, Confúcio Moura (MDB-RO) como 2º secretário, Ana Paula Lobato (PDT-MA) como 3ª secretária, além do senador Laércio Oliveira (PP-SE), que ocupará o cargo de 4º secretário.


A eleição ocorreu por meio de votação secreta, com cédulas de papel. O cargo de presidente do Senado tem grande relevância institucional, sendo responsável por presidir o Congresso Nacional, empossar o presidente da República e pautar as votações na Casa. Em seu discurso, Alcolumbre enfatizou o compromisso com o diálogo e a independência do Senado. “O futuro nos convoca. Um futuro que exige coragem para enfrentar desafios, experiência para liderar com sabedoria e, acima de tudo, um compromisso inafastável com a democracia”, declarou.


Entre as lideranças que se manifestaram sobre a nova composição do Senado, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, destacou que o licenciamento ambiental (PL 2159/2021) será uma das pautas prioritárias da bancada na Casa neste ano. Para a senadora, a modernização das regras ambientais é essencial para destravar a infraestrutura e a logística do país, garantindo segurança jurídica ao setor produtivo e respeitando a sustentabilidade.


“Conheço muito o senador Davi e sei que seu estilo é completamente diferente do de seu antecessor. Tenho certeza de que ele facilitará o andamento dos trabalhos nesta Casa, promovendo um relacionamento produtivo entre governo e oposição. Precisamos de agilidade na votação de projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou a senadora.


Tereza Cristina enfatizou que, com a eleição de Alcolumbre no Senado e de Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara dos Deputados, a FPA ganha mais força para avançar com pautas de interesse do setor. “O Brasil está muito atrasado em relação à lei do licenciamento ambiental. Isso tem gerado sérios entraves à economia e ao desenvolvimento do país. Precisamos enfrentar essa questão e reduzir a burocracia”, pontuou.

Outras notícias

Produtores encerram plantio de trigo no Paraná em 833,4 mil hectares

Frutas do Vale do São Francisco podem encalhar no Brasil com tarifas de Trump

Produção hidropônica se populariza e ocupa até três mil hectares no Brasil


A parlamentar mencionou que, recentemente, esteve na Europa e acompanhou debates sobre o tema no Parlamento Europeu, onde há um movimento para simplificar processos burocráticos e garantir mais eficiência ao setor produtivo. “O mundo hoje é muito rápido, e não podemos ter licenciamentos que travem o desenvolvimento. É claro que devemos manter o cuidado com a sustentabilidade e as mudanças climáticas, mas precisamos aprovar esse projeto ainda no primeiro semestre”, acrescentou.


O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), parabenizou a eleição do senador Davi Alcolumbre, destacou a importância do andamento das pautas prioritárias do setor no Senado e reforçou a posição da senadora, defendendo um modelo de licenciamento que concilie proteção ambiental com eficiência produtiva.


Com a nova configuração da Mesa Diretora do Senado, a expectativa é de que temas estratégicos para o setor agropecuário avancem com mais celeridade. O licenciamento ambiental será um dos principais pontos de debate da FPA no Congresso neste ano, com o objetivo de garantir mais competitividade ao setor produtivo, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável.


Mesa Diretora do Senado Federal (2025-2026)

Presidente: Davi (UNIÃO/AP)

1º Vice-Presidente: Eduardo Gomes (PL-TO)

2º Vice-Presidente: Humberto Costa (PT-PE)

1º Secretário: Daniella Ribeiro (PSD-PB)

2º Secretário: Confúcio Moura (MDB-RO)

3º Secretário: Ana Paula Lobato (PDT-MA)

4º Secretário: Laércio Oliveira (PP-SE)

1º Suplente: Chico Rodrigues (PSB-RR)

2º Suplente: Mecias de Jesus (REPUBLICANOS-RR)

3º Suplente: Styvenson Valentim (PSDB-RN)

4º Suplente: Soraya Thronicke (PODEMOS-MS)

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Nova lei pode determinar que leite é apenas o produto originado de animais

Agro
Imagem de destaque

Exportações de carne para os Estados Unidos já vinha caindo antes do tarifaço

Agro

Preços do algodão variam em pequeno intervalo há um mês

Agro

Apesar de liquidez baixa, preços do arroz seguem firmes

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem envia mensagem para a família e é encontrado morto na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Greve dos Correios pode atingir todo o Paraná a partir da meia-noite de terça

Cotidiano
Brasil

Casal que nasceu no mesmo dia morre em acidente na data de aniversário

Paraná
Paraná

Trabalhadores aprovam greve nos Correios a partir de terça-feira em todo o Paraná

Cidade
Londrina e região

Polícia prende homem que tentou matar namorada grávida em Ibiporã e fugiu

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 22 | Empreendedorismo Feminino | Kelly Kris

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Podcast Pod Tah | EP 20 | Nutrição, Saúde e Bem-Estar | Guilherme Gorini

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.