As vendas no varejo fecham 2023 no campo positivo e atingem alta de 1,7% no ano passado, segundo o IBGE. O desempenho foi superior ao ano anterior, que havia registado crescimento de 1%.
No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças; material de construção, apenas 4 das 11 categorias ficaram no campo negativo. Destaque para as retrações de Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Tecidos, vestuário e calçados.
Em dezembro do ano passado, o varejo recuou 1,3% em relação ao mês anterior. Apesar do resultado, sete das onze atividades pesquisadas fecharam o ano no campo positivo. Segundo o IBGE e especialistas do mercado, o desempenho negativo em dezembro costuma vir após a concentração de receitas vindas da black friday em novembro.
No ultimo mês do ano passado, as maiores altas foram de Veículos e motos, partes e peças e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.
Na passagem de novembro para dezembro, as vendas do comércio varejista mostraram recuo em 13 das 27 unidades da federação.