Notícias

Após espera, idoso de 84 anos consegue transferência para UTI em Ivaiporã

02 nov 2023 às 13:00

Após espera por uma vaga na UTI, a transferência de Seo Venâncio ocorreu na noite desta quarta-feira (01), depois que a família do paciente, de 84 anos, procurou o Grupo Tarobá de Comunicação, para denunciar o caso.


Seo Venâncio Fabiano estava internado, desde a semana passada, no Hospital Zona Norte (HZN).


Com quadro de enfisema pulmonar, precisava de uma vaga de UTI, por conta da gravidade, mas os dias foram passando e a transferência não acontecia. 


No mesmo dia após o caso vir a público, a regulação de leitos conseguiu uma vaga de UTI no Hospital em Ivaiporã - para onde ele foi levado. Mas a família só tomou conhecimento depois que o paciente já havia sido retirado da unidade por uma ambulância.


O caso está sendo acompanhado por uma comissão dos direitos humanos.


Em nota, a direção do Hospital Zona Norte informou que o paciente havia chegado em estado grave na unidade. Os médicos solicitaram a UTI e a vaga em Ivaiporã surgiu no mesmo dia, mas que a família recusou a transferência por ser muito distante.


Cinco dias depois, voltaram atrás. O procedimento é gerenciado pelo Samu e não do HZN. A família rebateu alegando que não rejeitou a transferência para Paranavaí, apenas teria perguntado da possibilidade de uma vaga mais próxima.