Brasil e mundo

Acidente com bondinho em Portugal deixa 15 mortos e 18 feridos; Veja o vídeo

03 set 2025 às 19:44

Um descarrilamento no famoso bondinho turístico Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal, deixou ao menos 15 mortos e 18 feridos, incluindo uma criança, na tarde desta quarta-feira (03/08). De acordo com o Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEM), cinco dos feridos estão em estado grave.


Raimundo Carreiro Silva, embaixador do Brasil em Portugal, informou que até o momento não há registro de brasileiros entre as vítimas. O INEM também confirmou que há portugueses e estrangeiros entre os feridos e mortos.


Meios de comunicação locais e imagens nas redes sociais indicam que o elevador, que tem capacidade para até 42 pessoas, teria descarrilhado e, em seguida, capotadoTestemunhas relataram que o bondinho colidiu com um prédio após perder o controle e descer desgovernado pela ladeira.


Segundo o jornal estatal RTP, o acidente foi provocado por um rompimento de cabo. A emissora também aponta que autoridades suspeitam de falhas nos freios. O Ministério Público de Portugal abrirá uma investigação para apurar as causas do acidente.


A empresa Carris, responsável pela operação do bondinho, afirmou ter cumprido os protocolos de segurança e abriu um inquérito interno, em conjunto com as autoridades.


O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou uma nota oficial no site do governo, prestando solidariedade às vítimas: “O Presidente da República lamenta profundamente o acidente ocorrido esta tarde com o elevador (funicular) da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros. O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes.”


Além disso, o presidente decretou luto nacional nesta quinta-feira (4) e cancelou a Festa do Livro em Belém, que seria realizada entre quinta e domingo (07).


Histórico do bondinho e acidentes anteriores


O Elevador da Glória opera desde 1885 e é um dos funiculares mais antigos em funcionamento no mundo, sendo considerado monumento nacional desde 2002.

O transporte passou por reparos em 2022 e por manutenções de rotina em 2024Em 2018, o bondinho também sofreu um descarrilamento, mas sem deixar feridos. Na época, os serviços foram interrompidos por cerca de um mês.