Brasil e mundo

Americano é achado morto em quarto de hospital do PR; amigo é suspeito

02 dez 2025 às 18:31

Um homem foi preso suspeito de matar um amigo norte-americano que era seu acompanhante durante uma internação em um hospital de Curitiba.


Andreas Matthias Smith Johannsen, 40, foi encontrado morto com sinais de violência e perfurações pelo corpo. O caso ocorreu no último sábado (29) em um dos quartos do Instituto de Neurologia de Curitiba, onde ele estava acompanhando um paciente.


O amigo, 30, suspeito pelo crime, estava com as mãos sujas de sangue. Segundo a Polícia Civil, homem teve um quadro de surto psicótico e atacou Andreas. O nome do paciente e o motivo da internação não foram divulgados.


Ele foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva. A identidade dele não foi revelada pela polícia, que disse já ter ouvido testemunhas e aguarda o laudo pericial para determinar a causa da morte.


O hospital lamentou o ocorrido. "O caso está sob investigação das autoridades competentes, às quais o INC está prestando total colaboração para a apuração e esclarecimento dos fatos", afirmou em nota.


Vítima era de Oregon, nos EUA, mas morava em Curitiba. Nas redes sociais, ele costumava publicar fotos de suas viagens pelo Brasil e também momentos de corrida e ciclismo com amigos que fez no país.