Brasil e mundo

Avião da LATAM aborta decolagem no aeroporto de Guarulhos (SP)

16 fev 2026 às 10:40

A concessionária GRU Airport informou que a decolagem do voo 8146, com destino a Lisboa, foi abortada no início da noite deste domingo (15). A interrupção ocorreu no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e foi classificada como um procedimento padrão de segurança.


Logo após o cancelamento da manobra, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada para acompanhar a aeronave, conforme os protocolos internacionais de aviação. Apesar do susto, o avião conseguiu se deslocar por meios próprios até uma área segura do terminal, onde passaram a ser realizados os procedimentos técnicos e vistorias necessárias.


A administração do aeroporto confirmou que não houve feridos. Diferentemente de situações que exigem o fechamento de pistas, a GRU Airport destacou que as operações no terminal de Cumbica seguiram normalmente, sem impacto na malha aérea. Os demais pousos e decolagens programados para o domingo ocorreram dentro da normalidade.


Em nota, a LATAM Airlines Brasil informou que a aeronave responsável pelo voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) interrompeu a decolagem em total segurança, seguindo os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência. A companhia prestou assistência aos passageiros, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e em outros voos, reforçando que a segurança é prioridade em todas as operações.