Brasil e mundo

Candidato a vereador é encontrado morto e amarrado dentro de carro em SP

25 set 2024 às 16:06

Luis Antônio de Jesus Barbosa, candidato a vereador pelo União Brasil em Santo André, no ABC Paulista, foi encontrado morto dentro de um carro em Diadema, cidade da mesma região, nesta terça-feira (24). 


Ele, que estava desaparecido há alguns dias, foi encontrado com as mãos amarradas e uma corda no pescoço, com sinais de estrangulamento. A polícia investiga se o caso tem relação com as eleições. 


Em nota, o União Brasil declarou que é prematuro afirmar que o episódio tem conotação política ou partidária, “mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade”.


“Na democracia, disputas se resolvem nas urnas e jamais com a barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do Governo do Estado de SP a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgências nas investigações”, declarou o partido em nota. 


Outros casos 


carro em que estava a jornalista Thaís Margarido, candidata à prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, pelo União Brasil, foi atingido por pelo menos quatro tiros por volta das 18h deste domingo (22), no bairro Santa Cruz dos Navegantes, logo após ela cumprir agenda eleitoral nas ruas da região. 


No veículo, estavam a candidata, a filha dela, de apenas oito anos, uma outra criança, filha de um vereador, de 10 anos, e uma assessora. O carro era blindado. 


Após encerrar uma caminhada eleitoral pela cidade, o grupo foi até o carro e, quando entrou em uma estrada, em trecho de mata, escutou vários tiros. 


A assessora da candidata, que dirigia o veículo, conseguiu acelerar e escapar do local, mas o veículo chegou a ser atingido por quatro tiros. Ninguém ficou ferido. O caso foi registrado na Delegacia Sede do Guarujá. 


Já na noite desta terça-feira (24), Leandro Hernandes Felipe, candidato a vereador pelo União Brasil na cidade de Mauá, na Grande São Paulo, sofreu um atentado a tiros. O caso aconteceu no parque São Vicente. 


Em imagens obtidas pela Band, é possível ver o momento da ação. No vídeo, a vítima está falando no telefone, em frente ao comitê e ao lado de um carro de som com adesivos de campanha, quando surge o suspeito em uma motocicleta. 


O bandido diminui a velocidade da moto e efetua pelo menos três disparos em direção ao candidato a vereador, que corre para o interior do imóvel e escapa sem ferimentos.


Segundo o político, apesar de não ser atingido, ele sofreu uma torção no joelho direito ao tentar se esconder e foi a um hospital da região. 


Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 1º DP de Mauá, que solicitou perícia ao local e apreendeu imagens de monitoramento.


Leia a nota completa do União Brasil 


Em poucos dias, foram registrados três casos de violência envolvendo candidatos do partido União Brasil.

O mais grave deles em Diadema, onde o candidato a vereador Luis Lampião foi encontrado morto dentro do carro. Além deste triste caso, um atentado a tiros em Mauá  quase atingiu o candidato a vereador Leandro Hernandez Felipe, em frente ao seu comitê de campanha. No Guarujá, a candidata a prefeita Thaís Margarido sofreu uma tentativa de homicídio no final de semana.


É prematuro afirmar que os episódios têm conotação política ou partidária. Mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade.


Na democracia, disputas se resolvem nas urnas e jamais com a barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do Governo do Estado de SP a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgências nas investigações.