Milhares de empresas utilizam cashbacks como forma de atrair e manter clientes, é bom para os consumidores e para as empresas.
O nome no português é dinheiro de volta, um programa de recompensas em que empresas permitem benefícios aos clientes com descontos ou dinheiro.
A marca que investe nesta estratégia, ela está pensando também no lucro a médio e longo prazo. É a mesma lógica de uma campanha de marketing em redes sociais: a empresa paga para anunciar e apresenta seu negócio para outras pessoas que podem se tornar clientes posteriormente.
E o cashback, de fato, tem se mostrado uma estratégia valiosa. De acordo com o relatório ‘2020 Global Cashback Report’, empresas que ofereceram esse benefício aos seus clientes tiveram um aumento de 3,4 vezes na taxa de conversão. Além disso, a média do valor de pedido também cresceu em 46%.
Existem várias formas de receber são descontos em produtos adquiridos na próxima compra
ou valores devolvidos para a pessoa na conta.
Livre
Neste modelo, o usuário pode usar o valor que ganhou como cashback como preferir: ele pode sacar, fazer transferências, usar para abater o valor da fatura de um cartão de crédito, desconto em compras futuras da mesma marca, entre outras opções.
Exclusivo
Neste tipo de recompensa, o cliente deve usar o cashback da forma definida pela empresa. Existem bancos, por exemplo, que permitem que o usuário use o valor apenas para pagar a fatura. Há também plataformas que armazenam o saldo em uma carteira digital e o dinheiro ali é válido somente para transações dentro do aplicativo, como pagamento de boletos, recargas de telefone ou compras em parceiros.
Social
Neste modelo, o cashback (que seria do usuário) é destinado para causas sociais à escolha do cliente. Normalmente, na finalização da compra, a empresa informa quais são as possíveis instituições que receberão a doação e qual o valor exato.
Cautela
O objetivo das empresas, afinal, é fazer com que você faça compre mais, por isso é importante não extrapolar e acabar aumentando os gastos em vez de fazer economia de verdade.