Brasil e mundo

Chico Buarque recebe alta após cirurgia para redução da pressão intracraniana

05 jun 2025 às 15:07

Chico Buarque já está em casa após receber alta do Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. O cantor de 80 anos estava internado desde a última terça-feira (27), quando foi detectada um acúmulo de líquido no cérebro. Ele precisou passar por uma cirurgia para reduzir a pressão intracraniana


Segundo a assessoria do artista, Chico "está ótimo" e deixou o hospital "pela porta da frente, puxando ele mesmo sua mala de rodinhas", acompanhado da esposa.


A intervenção foi preventiva e o problema foi detectado ainda em estágio inicial, não causando maiores problemas para o artista. De acordo com os médicos, se não fosse tratado, o excesso de líquido poderia afetar, a longo prazo, os movimentos do artista.


Quais os sintomas de pressão intracraniana elevada?


"A pressão intracraniana se dá pelo equilíbrio entre o líquor - líquido que protege o cérebro -, o sangue e o tecido cerebral dentro da caixa craniana", explica Vanessa Milanese, neurocirurgiã e diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Quando ocorre um aumento de volume desses líquidos que envolvem o cérebro, a pressão sobe, podendo comprimir o órgão.


Os sintomas incluem visão dupla, fadiga, dor de cabeça (súbitas e intensas), perda da visão periférica (lateral), náuseas e vômitos, dor no ombro e pescoço, cegueira temporária ou pontos cegos na visão e zumbido nos ouvidos.


Além disso, especialmente nas hidrocefalias de pressão normal, podem ocorrer instabilidade ao caminhar, incontinência urinária e lentidão no raciocínio, além de piora progressiva e quedas frequentes. O diagnóstico é feito por meio de consulta clínica, exames de imagem e, se necessário, o chamado TAP Test, investigação que envolve a realização de uma punção, na qual é retirada uma quantidade específica de líquido.