As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo nesta terça-feira (16) deixaram duas pessoas mortas e uma desaparecida, informou o tenente Maxwel Souza, da Defesa Civil, em entrevista à Rádio Bandeirantes na manhã desta quarta-feira (17).
“Muita chuva em São Paulo. Infelizmente, tivemos muitas ocorrências e já contabilizamos mais duas mortes no estado. Na Região Metropolitana tem uma pessoa desaparecida, em Guarulhos, a princípio seria um homem, pedestres viram o veículo dele ser arrastado por uma correnteza. Os Bombeiros retomaram as buscas”, declarou Maxwel Souza.
“Em Ilhabela, infelizmente, duas mortes: uma pessoa acabou sendo soterrada pela queda de um muro e um homem que estava no deck de uma casa colapsou e foi arrastado pela força das águas”, acrescentou o tenente da Defesa Civil.
Ao ser questionado sobre o que as pessoas devem fazer para evitar incidentes relacionados a chuvas, o tenente Maxwel Souza afirmou que não se pode enfrentar a força das águas.
“A gente não pode enfrentar a força das águas. Para se ter uma ideia, em Ubatuba, choveu mais de 180 milímetros em 12 horas, é praticamente a chuva do mês todo caindo em metade de um dia. Está chovendo demais no Litoral Norte e em Sâo Paulo”, disse Maxwel Souza.
“O que a gente pede e recomenda é que não tentem passar nas águas. Se estiver transitando de carro ou de a pé, observou uma lâmina de água na rua, percebeu que a água começou a empoçar, não passe, espere, tenha paciência, dê meia volta, retorne, pare num local mais alto, avisa que vai demorar, mas não tente entrar na água”, acrescentou.
Desde o início da Operação Chuvas, o estado de São Paulo já contabilizou sete mortes relacionadas aos temporais.
Previsão do tempo
Segundo o Climatempo, a quarta-feira pode contar com chuva em alguns momentos, mas a sensação térmica já será bem diferente. As temperaturas ficam mais amenas e não passam dos 22°C à tarde na cidade de São Paulo.
Esse padrão marca o início de um período mais ameno, com redução do abafamento que predominou nos dias anteriores.
A sensação de tempo mais fresco segue até o fim da semana, com máximas variando entre 24°C e 25°C.
Ainda conforme o Climatempo, há chance de pancadas de chuva isoladas, mas de forma mais irregular e com menor intensidade em comparação ao início da semana.
Os termômetros voltam a subir de forma mais significativa apenas no fim de semana, quando o ar mais quente volta a ganhar espaço sobre o estado.