O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta segunda-feira (3) que a prefeitura irá comprar e desapropriar a casa usada como cenário do filme "Ainda Estou Aqui". Pelo X, Paes afirmou que irá transformar o imóvel na Casa do Cinema Brasileiro.
"Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação", escreveu Eduardo Paes. Ele anunciou que fará da casa onde foi gravado o filme que conta a história de Eunice e Rubens Paiva em lugar de memória.
O imóvel fica na Urca, na Zona Sul do Rio. Atualmente, a RioFilme, empresa pública de fomento ao audiovisual, opera nas Casas Casadas, um prédio histórico em Laranjeiras. Com a mudança, parte da estrutura permanecerá em Laranjeiras, enquanto a presidência será transferida para o novo espaço.
"Vamos homenagear ainda às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela - Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. O público ainda poderá conhecer a história do Brasil no Oscar em exposições interativas", disse.
O local, segundo Paes, também funcionará como nova sede da Rio Film Commission, para estimular mais produções de cinema brasileiro e premiações internacionais. "E para não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir", completou.