Brasil e mundo

'Filho é teu, faz exame de DNA': Haddad debate com bolsonaristas na Câmara

22 mai 2024 às 21:38

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, bateu boca com deputados da oposição hoje em vários momentos de uma audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. 


"Esse déficit não é nosso, o filho é teu". Questionado pelo deputado Filipe Barros (PL-PR), que acusou o governo de gastar muito e compensar aumentando impostos, o ministro afirmou que as ações fiscais do governo agora são necessárias para ajustar as contas públicas após políticas do governo Jair Bolsonaro (PL).


"Só teve dois presidentes que deram calote desde a redemocratização, o Collor e o Bolsonaro [...] Aí vem o presidente e paga o calote, e 'ah, olha o déficit que o presidente Lula fez'. Esse déficit não é nosso, o filho é teu, tem que assumir, tem paternidade aqui. Faz o exame de DNA que você vai saber quem que deu calote", disse Fernando Haddad, ministro da Fazenda. 


Em 2021, Bolsonaro adiou pagamento de precatórios. O então presidente "pedalou" o pagamento até 2026, mas o governo Lula decidiu pagá-los antes, após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), em novembro de 2023. Precatórios são dívidas do governo com pessoas e empresas cujo pagamento já foi determinado por uma decisão judicial definitiva. O pagamento de R$ 95 bilhões em 2023 impactou as contas públicas.


"A Terra é redonda o tempo todo", disse Haddad a Abilio Brunini (PL-MT) após ser chamado de "negacionista da economia". "Não faz o menor sentido o senhor estar fazendo esse discurso manso e ponderado enquanto o Brasil não está se desenvolvendo bem na economia", disse o deputado.