Brasil e mundo

Filipinas emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,6

10 out 2025 às 19:06

As Filipinas emitiram hoje (10, data local — noite de ontem no Brasil) um alerta de tsunami depois que um terremoto de magnitude 7,6 sacudiu o sul do arquipélago, gerando temor de danos e réplicas, informou o serviço sismológico nacional do país.


O tremor foi registrado na segunda maior ilha do arquipélago. O abalo ocorreu às 9h43 locais (22h43 da quinta-feira em Brasília) a cerca de 20 km da cidade de Manay, na grande ilha de Mindanau, a uma profundidade de 10 km, de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).


"É esperado um tsunami destrutivo com ondas de uma altura que pode colocar vidas humanas em perigo" informou o Instituto filipino de Vulcanologia e Sismologia, além de recomendar que pessoas nos litorais da parte leste, centro e sul das Filipinas se dirijam imediatamente para áreas mais elevadas, alertando que são esperadas ondas entre 1 a 3 metros.


"Ondas de tsunami são possíveis para as costas localizadas a até 300 km do epicentro", informou O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA. Após o tremor inicial, uma réplica de magnitude 5,9 também foi registrada na ilha de Mindanau que abriga cerca de 25 milhões de habitantes.


O órgão de monitoramento de tsunamis americano também emitiu alertas para Indonésia Palau, onde são esperadas ondas de 30 cm a 1 metro. Até o momento não há registro de danos ou vítimas.


Abalo acontece duas semanas depois de outro forte tremor 6,9 graus de magnitude que deixou 72 mortos e cerca de 72 mil atingidos na ilha de Cebu, perto da cidade de Bogo - que tem quase 90.000 habitantes - em 30 de setembro.


Terremoto do fim de setembro foi captado por câmera durante etapa de um concurso de beleza. A candidata brasileira Isabela Fernandes, que concorria com candidatas de todos os continentes, se apresentava no momento do tremor.


Na ocasião, acontecia uma etapa do concurso e a brasileira desfilava quando o tremor foi sentido. Ela foi ajudada para sair do palco e tranquilizou os fãs nas redes sociais: "Estamos bem, graças a Deus".


Após o concurso de beleza ser adiado por uma semana, a brasileira Isabela Fernandes venceu o Miss Asia Pacific International 2025. A segunda colocada foi a representante da casa Anita Gomez, a Miss Filipinas.


*Com informações da AFP