Brasil e mundo

Francisco é levado para Basílica de São Pedro e velório é aberto no Vaticano

23 abr 2025 às 07:53

Milhares de fiéis se aglomeram na manhã desta quarta-feira (23) no Vaticano para acompanhar o início das celebrações fúnebres do Papa Francisco. O corpo do Santo Padre deixou a capela privativa da Casa Santa Marta e foi levado em procissão à Basílica de São Pedro. O rito foi presidido pelo camerlengo Kevin Farrell.


O velório público foi iniciado às 11h, no horário de Roma (6h, em Brasília). A imprensa italiana prevê que até três milhões de pessoas passem pelo velório, que será concluído na manhã de sábado (26), quando está previsto o sepultamento do pontífice na Basílica de Santa Maria Maior.


Cardeais que já chegaram na capital italiana acompanharam as primeiras cerimônias em homenagem ao primeiro papa da América Latina. Bispos e padres também se fizeram presentes e uma multidão aplaudiu o exato momento em que o corpo do pontífice entrou na nave principal da Basílica de São Pedro.


Os ritos fúnebres seguem os desejos de Francisco, que mudou as regras para os funerais de papas antes de morrer. O caixão utilizado é mais simples, as celebrações foram reduzidas e os rituais estão menos luxuosos.


A visitação pública do corpo de Francisco para as últimas homenagens acontecerá entre 7h e meia-noite, no horário local. Telões montados na Praça São Pedro também transmitem as cerimônias.


A missa de corpo presente prevista para sábado (26) vai ocorrer pela manhã e deve reunir 200 líderes mundiais, com presenças confirmadas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva, chefe de Estado brasileiro, Emmanuel Macron, da França, e Javier Milei, da Argentina.