Brasil e mundo

Golpistas usam Inteligência Artificial para cometer crimes no Rio Grande do Sul

03 mar 2025 às 09:29

O avanço da inteligência artificial tem sido um marco na tecnologia, trazendo benefícios para diversas áreas. No entanto, essa mesma ferramenta também tem sido usada por criminosos para aplicar golpes virtuais, especialmente em pessoas que buscam relacionamentos na internet, o chamado ‘Golpe do Amor’.


Imagine passar meses conversando com alguém pela internet, se apaixonar e descobrir que a pessoa foi criada por inteligência artificial. Criminosos usaram robôs para gerar fotos e vídeos de uma mulher que não existe e enganar um homem que perdeu o equivalente a R$ 150 mil em um golpe chamado de "romance scam".


No Rio Grande do Sul, a polícia prendeu uma quadrilha especializada em criar perfis falsos para seduzir e chantagear as vítimas. Um crime cada vez mais comum que se aperfeiçoou com o avanço da tecnologia.


A tecnologia já é capaz de imitar a voz das pessoas e criar vídeos falsos, mas muito parecidos com a realidade. Um perigo na mão dos golpistas: eles já têm a lábia, e agora tem também ferramentas poderosas.


Nem o chefe da polícia civil gaúcha foi poupado. Usaram a foto dele para aplicar o golpe dos nudes. O golpista que se passa pelo delegado tira dinheiro da vítima alegando possuir fotos íntimas dela com uma criança, uma prática conhecida como sextortion.


Para não cair em armadilhas, a dica é ser desconfiado e lembrar que, apesar de convincente, a inteligência artificial ainda não é perfeita.