Um trabalhador morreu na manhã deste domingo (23) depois que um guindaste tombou durante a montagem da árvore de Natal no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus (AM). Outro operário também foi atingido no acidente e permanece internado, com estado de saúde estável.
Vídeos registrados por testemunhas mostram o momento em que o guindaste perde a estabilidade e tomba lateralmente, derrubando parte da estrutura da árvore, que estava sendo montada. Um dos trabalhadores aparece no topo do equipamento segundos antes do colapso.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas para atender os dois funcionários da empresa responsável pela montagem. Um deles sofreu ferimentos graves e morreu ao chegar ao hospital. O outro segue em acompanhamento médico.
Em nota, o Governo do Amazonas informou que presta assistência às famílias e determinou a apuração das circunstâncias do caso. A suspeita inicial é de que o acidente tenha sido causado por uma possível falha operacional. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a ocorrência.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa afirma que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação.
Veja a íntegra da nota do governo do Amazonas:
"A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, na manhã deste domingo (23/11), durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, o guindaste da empresa responsável pela operação que estava sendo utilizado para a colocação de módulos da estrutura, tombou.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento de duas vítimas, funcionários da empresa responsável pela montagem, que ficaram feridas e foram encaminhadas para uma unidade de saúde da capital. Uma das vítimas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ao chegar ao hospital. A outra segue internada, com quadro de saúde estável. O Governo do Amazonas lamenta pelo ocorrido e informa que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias.
As primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será devidamente apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ressalta que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, que será entregue aos órgãos competentes.”