O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 desta sexta-feira (20) e vai até o dia 22 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação é marcada por menos chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em partes das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
De acordo com o Inmet, o inverno é caracterizado por menor radiação solar e pela chegada de massas de ar frio, que provocam a queda de temperatura, com médias abaixo de 22°C em áreas do leste do Sul e Sudeste.
As temperaturas mais baixas podem causar geadas no Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul, neve nas áreas serranas da Região Sul e friagem no Mato Grosso, Acre, Rondônia e sul do Amazonas.
Também são comuns as inversões térmicas que causam nevoeiros e névoas úmidas pela manhã, reduzindo a visibilidade em estradas, serras e aeroportos, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Meta description (200 caracteres):
Inverno começa nesta sexta (20) às 23h42 com queda de temperatura e tempo seco no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste. Inmet alerta para geadas, neve e nevoeiros nas regiões afetadas.
Norte
Nordeste
A previsão indica predominância de chuvas perto da média no interior da Região Nordeste, que a região já está no período seco. Nas demais áreas, são previstas chuvas abaixo da média. No entanto, a presença de águas mais quentes que o normal no Oceano Atlântico tropical pode favorecer a ocorrência de chuvas na costa leste do Nordeste.
Quanto à temperatura, o Inmet prevê, para este inverno, o predomínio de temperaturas acima da média em toda a região, principalmente no sul do Maranhão, onde podem ocorrer temperaturas médias de até 2°C acima da média.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o período seco começou no mês de maio, e a previsão, para o inverno, é de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região, com tendência de queda da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.
As temperaturas, segundo o Inmet, tendem a apresentar-se acima da média, devido à permanência de massas de ar seco e quente, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
Sudeste
A previsão para o inverno na Região Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém, não estão descartadas chuvas em áreas pontuais do litoral da região, devido à passagem de frentes frias.
De acordo com o instituto, as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região. E não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geadas em pontos isolados de áreas com altitude elevada.
Sul
O prognóstico para os meses de inverno indica condições favoráveis para chuvas próximas e acima da média em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já as condições de chuvas abaixo da média são previstas apenas para o Paraná.
Para a Região Sul, o Inmet prevê temperaturas acima da média durante a maior parte do inverno, com os maiores valores concentrados no Paraná. No entanto, a atuação de massas de ar de origem polar poderá ocasionar quedas pontuais de temperatura ao longo da estação, favorecendo a ocorrência de geadas em algumas áreas, sobretudo nas regiões de maior altitude.