Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Morte de pinguins dispara e acende alerta nos litorais de SP e PR

135 animais mortos foram recolhidos em uma semana no litoral de SP, enquanto aumento de 718% nos encalhes é registrado no sul; biólogos investigam as causas
11 set 2025 às 09:37
Por: Band
Foto: Instituto Argonauta

O aumento expressivo no número de pinguins-de-magalhães encontrados encalhados ou mortos nos litorais do Paraná e de São Paulo acendeu um alerta entre pesquisadores. 


Em São Paulo, 135 animais sem vida foram recolhidos em apenas uma semana. Biólogos investigam as possíveis causas para a alta mortalidade durante o período de migração da espécie. No Paraná, o crescimento de encalhes no último mês foi de 718% em comparação com o mesmo período do ano anterior.


Este fenômeno ocorre anualmente durante o inverno, quando as aves migram de regiões mais frias no sul do continente em busca de alimento em águas mais quentes. 


A jornada é longa e desgastante, e muitos animais, especialmente os mais jovens ou debilitados, acabam morrendo ou chegando às praias com sinais de fraqueza e exaustão. O encalhe acontece quando o animal marinho fica preso na costa e não consegue retornar ao seu habitat natural.

Outras notícias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 38 milhões

MIDR reconhece situação de emergência em 21 municípios

Entidades médicas alertam para prescrição de testosterona para mulher


Aumento de 718% no Paraná

O cenário no litoral paranaense é o que mais chama a atenção. Um levantamento do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aponta que o número de pinguins-de-magalhães encalhados saltou de 152 no ano passado para 1.243 no último mês, um aumento de 718%. Os registros foram feitos ao longo de toda a costa do estado, desde as ilhas de Guaraqueçaba até o município de Guaratuba.


Segundo a repórter Vanessa Fontanella, alguns dos pinguins foram encontrados ainda com vida, mas apresentavam quadro de fraqueza e exaustão. Todos os animais resgatados foram encaminhados para centros de reabilitação, onde passaram por avaliação médica. Biólogos que acompanham o caso apontam que fatores como a pesca predatória e mudanças no ecossistema podem estar ligados ao aumento dos casos. Além dos pinguins, em agosto também foram registrados encalhes de tartarugas-verdes, tartarugas-cabeçudas e botos-cinza na região.


Litoral paulista também registra alta

A situação se repete no litoral de São Paulo. Em apenas uma semana, o Instituto Biopesca recolheu 135 pinguins mortos nas praias da Baixada Santista, com a maioria dos registros concentrada entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe. Apenas no primeiro dia de setembro, a equipe da entidade encontrou 71 animais sem vida.


Assim como no Paraná, os pesquisadores paulistas buscam entender as causas por trás do número elevado de mortes. Um dos desafios para a investigação é o avançado estado de decomposição em que muitos dos animais são encontrados, o que dificulta a determinação da causa exata do óbito. As equipes de monitoramento continuam percorrendo as praias em busca de novos registros que possam ajudar a esclarecer o fenômeno.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Marcelo VIP, um dos maiores golpistas do Brasil, morre de cirrose hepática aos 49 anos

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Valor do salário mínimo em 2026 será de R$ 1.621, diz governo

Brasil e mundo

Caixa libera contratação de mais de um financiamento imobiliário

Brasil e mundo

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.