Todos os locais
Todos os locais
Brasil e mundo

Não passaria no bafômetro: pesquisa encontra álcool em pão de forma

17 jul 2024 às 10:28
Por: Band

Já pensou ser pego no teste do bafômetro porque comeu um pão com manteiga? Um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), revelou que marcas populares de pão de forma possuem alto teor alcoólico, com três delas contendo álcool suficiente para atestar embriaguez.


Foram analisadas as marcas Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.  O pão da Visconti apresentou concentração de álcool de 3,37%, enquanto o da Bauducco 1,17%.


No Brasil, a legislação exige que bebidas com teor de etanol acima de 0,5% sejam consideradas como alcóolicas. Ou seja, uma quantidade muito menor do que a encontrada nos pães, que não recebem essa classificação.


Confira resultado completo da pesquisa:


Bauducco: 1,17

Outras notícias

Homem considerado o mais velho do mundo morre aos 112 anos na Inglaterra

Moraes retira sigilo de relatório da PF que investiga tentativa de golpe e envia material à PGR

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas


Visconti: 3,37


Panco: 0,51


Plus Vita: 0,16


Seven Boys: 0,50


Wickbold 5 zeros: 0,89


Wickbold leve: 0,52


Wickbold SG: 0,66


Wickbold: 0,35


Pulmann: 0,05




Como o álcool vai parar no pão?


O álcool é um subproduto natural do processo de fermentação, que faz o pão crescer. Apesar disso, quase tudo é evaporado enquanto o pão está no forno. A Proteste aponta que os níveis de álcool encontrados nas análises estão relacionados aos esforços das empresas em prolongar a conservação de seus produtos. Segundo a associação, 10% de toda a produção de pães no Brasil é perdida por conta de mofo. 



Marcas se pronunciaram 


Bauducco e Visconti


A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. 


A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.


Panco


A Panco é uma empresa com mais de 70 anos de presença no mercado brasileiro e que sempre teve sua atuação pautada pela conduta ética e compromisso com a qualidade de seus produtos, bem como com a saúde e segurança de todos os seus públicos.


A companhia atesta a adoção de práticas totalmente alinhadas aos mais rigorosos padrões de mercado e o cumprimento de todas as normas e legislações específicas vigentes para a produção de alimentos. Para assegurar esses padrões, a companhia possui rígidos controles de qualidade (internos e envolvendo fornecedores externos), além de estabelecer mecanismos criteriosos de homologação de seus fornecedores de matérias-primas.


A respeito do estudo da Proteste, a Panco informa que não foi notificada em nenhum momento pela responsável pelo levantamento, desconhecendo, portanto, sua metodologia. Além disso, esclarece que não utiliza etanol na fabricação do pão, mas que ele pode resultar do processo de fermentação, sendo que os resíduos não intencionais são aceitos pelas normas e legislações vigentes.


A empresa reitera o seu compromisso com a qualidade de seus produtos e está empenhada em realizar análises complementares para entender os pontos levantados e avaliar a necessidade de eventuais adaptações em seus processos.


A Panco também esclarece que seus produtos chegam, nas grandes lojas, até no máximo 48 horas depois de produzidos, garantindo a maciez, frescor e sabor que os consumidores merecem.


Wickbold


O Grupo Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, reforça que todas as receitas de produtos, assim como todas as áreas da empresa, seguem protocolos de segurança e qualidade, com o mais alto teor de controle, bem como cumpre toda a legislação vigente, dentro dos parâmetros impostos pelas normas estabelecidas. 


Como a fabricante não foi notificada sobre o referido estudo e a metodologia utilizada, não é possível qualquer manifestação sobre ele. Contudo, após ter acesso ao mesmo e a metodologia empregada, poderá prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, confirmando o legado de ética, transparência e respeito às pessoas que mantém há 86 anos.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Criminosos vendem perfis falsos para motoristas de aplicativos por até R$ 600

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Nego do Borel troca socos com homem e vai parar na delegacia

Brasil e mundo

Operação Contragolpe: agente da PF teria passado dados da segurança de Lula; defesa nega

Brasil e mundo

Hezbollah atinge Tel Aviv com mais de 200 foguetes em resposta à ataque israelense

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho protestam contra o fim da graduação

Cidade
Cascavel e região

"Tá todo mundo sem chão", diz sobrinha de vítima de acidente na Região do Lago

Cidade
Londrina e região

PCPR divulga a identificação de dois foragidos da Operação Escudo, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa fica ferida após ser atacada por dois pitbulls no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Ex-policial se envolve em briga com outro cliente em bar na zona sul de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.