Brasil e mundo

Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil

20 out 2025 às 09:37

Pela primeira vez em quase 20 anos, o tabagismo no Brasil apresenta alta. Pesquisa do Ministério da Saúde revela que a proporção de adultos fumantes nas capitais passou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, aumento de 25% em apenas um ano.


O médico Felipe Bruno da Cunha, especialista em saúde da família e comunidade, atribui o crescimento à popularização de cigarros eletrônicos, vapes e outros tipos de produtos de tabaco, que têm atraído principalmente os jovens.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado uma pandemia, sendo a principal causa de morte evitável no mundo, com cerca de 8 milhões de óbitos anuais. O especialista alerta que o cigarro pode provocar mais de 50 tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares, respiratórios e diversos tipos de câncer, e ressalta os riscos para fumantes passivos.


Felipe da Cunha enfatiza a importância de buscar ajuda para reduzir os riscos à saúde: "Quem convive com fumantes também está sujeito a doenças crônicas e câncer de pulmão, por isso a prevenção é essencial".