Policiais civis de São Paulo fantasiados de personagens do desenho animado Scooby-Doo prenderam, neste sábado (14), três pessoas que se aproveitavam da aglomeração em um bloco de Carnaval na República, região central da capital paulista, para furtar celulares de foliões.
O trio foi detido em flagrante por agentes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que estavam infiltrados e caracterizados como Scooby, Daphne, Salsicha e Velma.
Após se misturarem aos foliões, os policiais conseguiram identificar o modus operandi do grupo, formado por duas mulheres e um homem. Na abordagem, foram localizados oito aparelhos celulares, de diferentes marcas, em uma bolsa tipo pochete utilizada por uma das suspeitas.
Os celulares foram apreendidos e passarão por perícia antes de serem restituídos às vítimas.
“A Polícia Civil reforça a importância de que as vítimas registrem o boletim de ocorrência, em delegacia física ou por meio da Delegacia Eletrônica, informando, sempre que possível, o número de IMEI do aparelho subtraído”, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nota.
Após a prisão, os suspeitos foram encaminhados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro).
Além da região da República, equipes disfarçadas também atuaram no entorno do Ibirapuera, realizando abordagens preventivas para garantir a segurança durante os eventos.
Balanço parcial
Até o momento, as ações policiais no Carnaval já resultaram em 27 prisões. Uma delas aconteceu na noite desta sexta-feira (13), quando um procurado pela Justiça tentou acessar o Sambódromo do Anhembi, mas foi detectado por câmeras do programa Muralha Paulista.
Somente nos dias 7 e 8 de fevereiro, 11 pessoas foram presas na capital por crimes como venda de bebida adulterada, estelionato e furto de celulares, em ações realizadas no Parque Ibirapuera e na região da Consolação, com apoio de policiais infiltrados.
Além disso, no dia 31 de janeiro, uma operação na Barra Funda resultou na prisão de 12 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais durante blocos de Carnaval.