Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Mundo

Saara tem previsão de 'dilúvio' e isso é preocupante: chuva de anos em dias

Saara, maior deserto do planeta, terá chuvas expressivas nos próximos dias; movimentação atípica de zona de convergência também pode afetar chuvas no Brasil
29 ago 2024 às 18:20
Por: Uol
Foto: Reprodução/Severe Weather Europe

Um dos maiores desertos do mundo, o Saara será palco de um evento único: a precipitação prevista para as próximas semanas deve corresponder a até 1.000% do previsto para o período. 


Próximos dias serão chuvosos no Saara. De acordo com a previsão indicada pelo portal especializado Severe Weather, nos próximos 16 dias o deserto receberá pelo menos 500% da precipitação média para o início de setembro. Apesar de não representar um volume grande de chuva para os padrões globais, a quantidade de água prevista no Saara é motivo de alerta, já que mais da metade do deserto recebe menos de 25 mm de chuva por ano. 


Precipitação prevista é ainda maior na região central do deserto. A expectativa indica que o centro do Saara receberá mais de 1.000% da chuva normal na primeira quinzena de setembro. Segundo especialistas, parte do deserto terá chuva equivalente a alguns anos em poucos dias. Registros recentes indicam que, em agosto, o volume de chuva também já está acima da média histórica. 


O que explica o fenômeno?


Zona de convergência está atuando na região. A Zona de Convergência Intertropical (ITCZ, na sigla em inglês) é formada por uma faixa de nuvens, tempestades e chuvas que se espalha por todo o Equador. A zona existe graças ao encontro dos ventos alísios vindos de ambos os hemisférios, que provocam as precipitações por conta de sua umidade. 

Outras notícias

Polônia pede ajuda à Otan e fala em 'risco de guerra' após abater drones russos

CCJ ouve testemunhas e discute perda do mandato de Zambelli nesta quarta (10)

Mulher morre após procedimento estético e polícia investiga clínica no Rio de Janeiro


Movimentação da ITCZ tem sido atípica. Segundo registros recentes, a zona de convergência está se deslocando mais do que o habitual em direção ao norte, principalmente nos últimos três meses. Com a ITCZ se encaminhando para o norte da África, fortes sistemas de trovoadas se deslocam para o Oceano Atlântico, em latitude mais elevada e sobre águas mais frias.


Previsão no Saara acende alerta e pode indicar impactos de escala global. De acordo com o Severe Weather, as alterações na ITCZ podem alterar "drasticamente" os padrões climáticos na região e afetar a temporada de furacões no Atlântico. 


Chuvas no Brasil também podem sofrer as consequências do deslocamento atípico da ITCZ. Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que a ITCZ alcança sua posição mais ao norte justamente entre os meses de agosto e setembro. Com o deslocamento ainda maior da zona de convergência, a previsão indica baixa ocorrência de chuva na região amazônica, com calor intenso e possível agravamento da estiagem. "Quanto mais intenso for o sistema [ITCZ], maior será o volume de chuva, principalmente, no norte e semiárido nordestino do Brasil", explica o Inmet. 


Eventos de chuva extrema não são comuns no Saara. Segundo o Severe Weather, altos níveis de precipitação no local são muito raros, atingindo o Sarra, em média, menos de uma vez por década. "[Os eventos de chuva na região] são geralmente um sinal de que talvez algo esteja mudando no sistema climático da Terra, indicando um estado incomum da atmosfera", indica o portal. 

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Entenda os protestos da "geração Z" que derrubaram o governo do Nepal

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Esposa de ex-premiê do Nepal morre queimada em protestos, diz jornal

Brasil e mundo

Israel ordena evacuação total da Cidade de Gaza

Brasil e mundo

Demissões no Itaú chegaram a cerca de mil funcionários, diz Sindicato dos Bancários

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem baleado em Londrina é encontrado morto em ribeirão após fugir para a mata

Cidade
Londrina e região

Mais de 50 bairros de Londrina ficarão sem água nesta terça-feira; confira a lista completa

Cidade
Cascavel e região

Secretária de Educação de Cascavel diz que denúncia de mãe em caso de abuso é 'mentirosa'

Cidade
Londrina e região

Homem com oito mandados de prisão morre em confronto com a ROTAM em Londrina

Cidade
Londrina e região

Aluna de 15 anos agride diretora de colégio estadual em Bela Vista do Paraíso

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 27 | O Perrengue de Ser Síndico | Renata Matoso

Podcast Pod Tah | EP 27 | Autoconhecimento, fé e trajetória | Edu Granado

Podcast Marketing Interno Cast | EP 6 | A Jornada do Cartagena Bar | Vitor Jun

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.