Um temporal com granizo atingiu Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, no último domingo (23), causando diversos transtornos à população. Segundo a prefeitura, 73 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico, enquanto 28 estão fora de casa, sendo 11 desalojados e 17 desabrigados. Diante da situação, o município decretou estado de emergência, com mais de 17 mil pessoas afetadas e 35 escolas municipais e estaduais com aulas suspensas nesta segunda-feira (24).
Os temporais foram consequência do avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada à presença de ar quente sobre Santa Catarina e Paraná, provocando a elevação da temperatura e a formação de tempestades isoladas com granizo. A intensidade do fenômeno causou prejuízos significativos e mobilizou equipes de atendimento e monitoramento no município.
O Governo do Rio Grande do Sul informou que enviará suporte de materiais e mantimentos à região. O governador Eduardo Leite (PSDB) publicou nas redes sociais que enviou o chefe da Casa Militar a Erechim para prestar apoio no gerenciamento da crise. O município possui cerca de 105 mil habitantes e fica a 340 km de Porto Alegre.