Brasil e mundo

Zelensky chama falta de Putin de 'desrespeito com o mundo' e cancela reunião

15 mai 2025 às 16:45

Devido à ausência do presidente russo Vladimir Putin na reunião para negociar um cessar-fogo com a Ucrânia, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky cancelou a reunião marcada pelo líder da Rússia. O encontro deveria ocorrer nesta quinta-feira (15). 

A reunião deveria ocorrer em Istambul, na Turquia. Zelensky estava no país para a reunião, mas decidiu retornar e acabar com quaisquer chances de um encontro. "Hoje, a Rússia demonstrou mais uma vez que não pretende pôr fim à guerra, tendo enviado uma delegação de representantes de nível bastante baixo", afirmou. 

"Além disso, tal abordagem russa é um sinal de desrespeito — para com o mundo e todos os parceiros. Esperamos uma resposta clara e firme dos parceiros", escreveu no X, antigo Twitter. 

A delegação russa enviada por Putin é composta por oficiais de baixo escalão. Já Zelensky foi até a Turquia junto com o ministro das Relações Exteriores, militares e representantes de agências de inteligência da Ucrânia. 

A reunião foi convocada pelo próprio Putin, que está sendo duramente pressionado pela Europa e pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O republicano chegou a dizer que compareceria ao encontro, mas, depois da desistência de Putin, deu sinais que também não iria.