Crianças e adolescentes estão sendo vítimas de desafios que circulam na internet. Mudanças de comportamento devem servir de alerta. Um vídeo com imagens chocantes que circula nas redes sociais deve servir de alerta aos pais de adolescentes e pré-adolescentes. As imagens mostram uma garota subindo em um banco e se enforcando com uma corda presa no teto. Ao perceber que corria risco de morrer, ela grita pelos pais, que correm para salvá-la.
Segundo o que foi divulgado nas redes sociais, a menina tem 14 anos e mora na cidade de Ribeira do Pombal no estado da Bahia. Essas informações, no entanto, não foram confirmadas. A menina, ao que tudo indica, não tinha a intenção de se suicidar e pode ter sido influenciada a gravar o vídeo através de jogos de desafios que circulam nas redes sociais.
Uma foto ensinando a criança a se enforcar, como se fosse uma brincadeira, também foi compartilhada nas redes sociais. Uma ilustração de uma menina dando o passo-a-passo de um suicídio: Desde como dar os nós em uma corda até o passo final… Apesar disso se espalhar em 2012, volta e meia esse desenho reaparece.
Há muita coisa mais perigosa do que essa ilustração rondando por aí e todo cuidado é pouco! Incentivar o suicídio é crime, mas existem muitos desafios que fazem isso, o dever dos pais é se atentar e supervisionar as crianças. Aos pais, cabe acompanhar de perto os conteúdos consumidos pelos filhos na internet e apostar no diálogo e na confiança.
(Reportagem Solange Berezeku / Murilo Pajolla)