Brasil

Brasil teve papel de destaque na semana do clima de Nova York

26 set 2023 às 09:45

Temperaturas recordes e as catástrofes climáticas criaram o cenário que o secretário-geral da ONU descreveu assim: "A humanidade abriu os portões do inferno".


Na Assembleia Geral da ONU, 193 países discutiram os desafios globais e soluções para os problemas que afetam populações em todo o mundo.


Os debates sobre iniciativas em prol do meio ambiente contaram com um evento anual à parte: a semana do clima de Nova York.


Neste ano, uma campanha lançada para o encontro levou a Amazônia para a famosa Times Square. A ação faz parte de um movimento global de incentivo à promoção, ao apoio e à conscientização sobre a preservação da floresta, ressaltando a biodiversidade e potência regional.


A urgência dessas pautas ambientais se dá com o aumento das temperaturas globais e desastres naturais constantes. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou da semana do clima e anunciou que o Brasil vai retomar metas do Acordo de Paris para reduzir gases do efeito estufa.


“Elevaremos os compromissos brasileiros de redução de emissão de 37 para 48 % até 2025 e de 50 para 53% até 2030”, afirmou Marina Silva


Uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco do Brasil prevê um financiamento no valor de 250 milhões de dólares para a promoção de iniciativas de bioeconomia e infraestrutura sustentável para a Amazônia Legal.