O Brasil possui dimensões gigantescas, com muitas coisas para se conhecer: campo, mar, museus, florestas, cachoeiras, parques, e também, na área da cultura. A chegada do fim do ano inaugura a temporada de ouro para o turismo no país com expectativa de números recordes.
Entre novembro e fevereiro o setor projeta movimentar R$ 155 bilhões. Se a expectativa se confirmar, será o melhor resultado em 13 anos.
Fabysom Pereira, que é curitibano e está em São Paulo, é um exemplo de brasileiro que está aproveitando o turismo neste final de 2023. Ele escolheu o Museu de Arte de São Paulo, para começar o passeio pela cidade. A Tatiane Vilarino também viajou até a cidade para participar de um festival de música.
Fabio Bentes, economista da CNC, explica que há motivos sim para estar otimista com o setor do turismo: “Não só por conta do comportamento dos preços, mas o mercado do trabalho também tem mostrado crescimento. Vivemos hoje uma situação melhor, do que vivíamos no final de 2022”, disse.
A maior fatia desse bolo vai para o prato dos bares e restaurantes. O setor de alimentação pode responder por até 45% dos recursos movimentados. Afinal, experimentar comida boa e diferente está sempre na lista de quem faz as malas.
Três amigos embarcaram em Maceió com destino ao interior de São Paulo, mas anteciparam a viagem para descobrir a capital paulista. Renato Silva, estudante de doutorado, conta que mesmo que tenha vindo para a realização de um curso, ele aproveitou para conhcer a cidade.