Todos os locais
Todos os locais
Brasil

Eduardo Leite: Suspensão da dívida federal é gesto importante

14 mai 2024 às 16:05
Por: Portal Tarobá
- Mauricio Tonetto/Secom/Divulgação

O governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM na manhã desta terça-feira (14) e falou sobre a situação do Estado, que tenta se reerguer após ser assolado por fortes chuvas e inundações.


Questionado sobre a recente declaração de que precisaria de mais recursos que os destinados pelo governo federal - além da suspensão do pagamento da dívida com a União pelos próximos três anos -, o tucano ressaltou que ainda não é possível realizar um levantamento que indique o montante necessário para reconstruir o Sul do país. Leite argumentou que, "como a água não abaixou ainda", é impossível ter uma noção exata do quanto será necessário, mas é possível projetar que os valores - e o empenho - deverão ser altíssimos.


"Essa conta é complexa. Sequer se acessou [todas] as localidades, tem cidades inundadas ainda que vai demorar a abaixar. Ainda tem que se fazer o levantamento dos setores econômicos impactados. Vai levar algumas semanas para a água baixar e o aeroporto reabrir. Tem impacto na estrutura, como pontes, estradas, ruas e avenidas que terão que ser refeitas nos municípios. Tem a infraestrutura pública como delegacias, escolas, hospitais e postos de saúde que foram impactados e precisarão ser refeitos. A parte de moradias, habitacional. Temos 80 mil pessoas em abrigos públicos, meio milhão de desalojados, pessoas que foram para casa de parentes e amigos, mas precisam de uma solução de moradia. O impacto econômico, porque a pessoa perdeu a casa e perdeu o emprego, na medida que a empresa que trabalhava também foi afetada. São tantas dimensões que, qualquer número que se coloque, ainda é impreciso. São dezenas de bilhões", disse.


A respeito da dívida com a União e o não pagamento das parcelas bilionárias pelos próximos três anos, Leite agradeceu o empenho do governo federal, mas pontuou que seu desejo é pela quitação dos valores durante esse período. "O gesto que o governo federal faz em relação a dívida é importante porque dá fôlego. É um Estado que estava, até pouco tempo, com dificuldades de pagar os salários dos servidores. Esse alívio, ainda que temporariamente sobre a dívida, nos dá um pouco mais de fôlego. Vamos precisar ainda de muitas outras ações do governo federal. Desejamos discutir que a suspensão do pagamento da dívida se transforme numa quitação disso. É um gesto importante, não quero diminuir a relevância, mas não é suficiente. O Estado levará alguns anos para fazer um reerguimento total do que aconteceu", pontuou o mandatário gaúcho.

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Capotamento de ônibus com 40 passageiros deixa 18 mortos e vários feridos em Alagoas

Brasil
Imagem de destaque

Novo voo da FAB com 204 repatriados do Líbano chega ao Brasil

Brasil

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

ELEIÇÕES 2024

Justificativas de ausência já somam 650 mil no 2º turno das eleições municipais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Parte do teto de shopping na zona sul de Londrina desaba com chuva desta segunda

Cidade
Brasil

Adolescente é morto a tiros após ser rendido em assalto na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Pontos de alagamentos e transtornos são registrados após fortes chuvas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Impressionante: carro cai de viaduto na Avenida Brasília e motorista sai ilesa

Cidade
Londrina e região

Equipe de Tiago Amaral diz que atual gestão não licitou kits escolares para 2025

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.