Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Estudante confessa que pai trocou casa por vaga

02 nov 2017 às 07:15
Por: Estadão Conteúdo

Um estudante da Universidade Federal de Goiás confessou à Polícia Civil que seu pai trocou uma casa por sua vaga no curso de Medicina. O aluno prestou depoimento em 19 de julho e suas revelações serviram de base para a Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira, 30.

A Porta Fechada tinha como alvo o concurso para delegado da Polícia Civil de Goiás. Durante a investigação, os policiais identificaram fraudes também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

O aluno relatou aos investigadores que soube da negociação de sua vaga no dia em que prestou o Enem. À Polícia, ele declarou que foi contra a negociação, mas que não desistiu de fazer a prova, porque o pai havia dado uma casa em troca da vaga.

Segundo o estudante, durante o caminho para o local da prova, seu pai o instruiu para que ele respondesse apenas 10 questões nos cartões respostas, no 1º e no 2º dias de exame, e escrevesse 10 linhas da redação.

No dia seguinte ao exame, relatou, o vendedor de vagas Gabriel Ribeiro de Araújo ligou, via WhastApp, e informou o estudante que ele deveria ir a Brasília terminar a redação do Enem. O aluno da Federal de Goiás narrou à Polícia que um interlocutor identificado como Ronaldo Rabelo de Souza ligou, também via WhastApp, disse que o pegaria.

Outras notícias

Homem rouba moto sofre grave acidente e tem perna e órgãos genitais amputados

Horário de verão pode voltar ao Brasil; governo ainda avalia retorno da medida

Flordelis passa mal na prisão: advogada fala em AVC, mas secretaria nega

Um dia depois, segundo o estudante, um carro 'popular de cor cinza' o buscou. No interior do veículo, estavam Ronaldo, no banco do motorista, e também 'dois meninos e uma menina'.

No depoimento, o aluno afirmou que 'um pouco antes de Taguatinga', cidade-satélite de Brasília, o carro parou em um posto de gasolina. Após estacionarem, contou, uma caminhonete também parou no local. Saíram deste outro carro o vendedor de vaga Gabriel, um homem e uma menina.

De acordo com o estudante, pouco tempo depois, um outro homem chegou ao local e tirou um envelope de dentro da jaqueta. O aluno disse à Polícia que lhe foi entregue a mesma redação que ele havia começado no dia da prova do Enem, com apenas 10 linhas preenchidas. Segundo o estudante, ele viu que estava junto à redação o cartão-resposta do segundo dia do exame 'totalmente preenchido'.

O aluno ainda contou que ele e os outros estudantes que estavam em seu carro terminaram a redação no local. Os papéis, segundo o estudante, foram recolhidos pela 'pessoa de jaqueta'.

Após o resultado do vestibular ser divulgado, o estudante informou que foi aprovado. Na sala de aula, disse ter reconhecido três colegas: os mesmos que terminaram a redação do Enem no posto de gasolina.

COM A PALAVRA, A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

"Até o momento, a Universidade Federal de Goiás não foi informada oficialmente pela Polícia Civil. Medidas cabíveis serão tomadas somente após essa notificação. Ademais, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)."

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Polícia prende 3º suspeito de envolvimento na morte do delegado Ruy Ferraz

Brasil
Imagem de destaque

Idosa morre após ser esmagada por cano da Sabesp que caiu sobre casa em Mauá (SP)

Economia

Banco Central mantém juros em 15% ao ano apesar de deflação em agosto

Brasil

Após Campos do Jordão, Aparecida anuncia projeto para taxar turistas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Curso de Medicina da UEL corre risco de fechamento por falta de professores

Tarobá Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina cria regras para evitar uso indevido de atestados médicos

Brasil e mundo
Brasil

Ex-deputado do PT, Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo próprio filho em SP

Cidade
Cascavel e região

Menino de 12 anos morre após ser atingido por trave em centro esportivo de Ibema, no Paraná

Brasil e mundo
Brasil

Preso em SC, pai diz que matou filho autista para não pagar pensão

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 37 | O futuro é Construído Agora | Paulo Henrique Ferreira

Podcast Falando de Gestão | EP 35 | Descomplicando o Direito | André Cunha

Podcast Pod Tah | EP 33 | Beleza e Autoconfiança | Alexandra Ramos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.