Brasil

Projeções homenageiam 600 mil vítimas da Covid-19 durante Finados

02 nov 2021 às 11:04

Na véspera do Dia de Finados, a campanha Omissão Não É Política Pública iluminou dois pontos do Distrito Federal em homenagem às mais de 600 mil vítimas da Covid-19. O grupo de 20 organizações que propõe essa mobilização fez projeções no edifício da Biblioteca Nacional de Brasília e da Rodoviária de Brasília, evocando a memória dessas vidas que poderiam ter sido salvas, e exigindo por justiça e responsabilização.

“A saudade é o sentimento que une milhares de famílias que passam pelo dia de hoje tendo de quem lembrar. Nenhuma homenagem será capaz de suprir a falta de quem se foi, mas, por meio dessa ação nos solidarizamos com todos que perderam seus entes queridos na pandemia”, escreveu a Anistia Internacional Brasil em seu Twitter oficial.

As intervenções urbanas tiveram as seguintes frases: "Mais de 600 mil histórias / Mais de 600 mil amores / Mais de 600 mil sonhos / Lembraremos de quem se foi. Lutaremos por quem está aqui / Omissão Não é Política Pública. #NãoEngavetAras".

Até o momento, a campanha Omissão Não é Política Pública reuniu mais de 34 mil ações. A mobilização popular exige que o Ministério Público Federal responsabilize as possíveis infrações evidenciadas pela CPI da Covid.

A campanha Omissão Não é Política Pública é uma parceria entre a Anistia Internacional Brasil com as seguintes organizações: Oxfam Brasil, INESC - Instituto de Estudos Socioeconômicos, IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Criola, Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Pública, CIMI - Conselho Indigenista Missionário, Terra de Direitos, COIAB - Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Observatório das Metrópoles, OLODUM, RESAMA - Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais, Justiça Global, Cedeca, Engajamundo, IMUNE-MT - Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, ABMMD - Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia, Grupo de Apoio Voluntário, e Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19.