O 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), sediado em Cascavel, no Oeste do Paraná, celebrou 54 anos de fundação, marcando mais de cinco décadas de história e importantes contribuições para a segurança e o desenvolvimento da região. A cerimônia de comemoração destacou o papel da unidade, que integra a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Brigada Guarani), em missões de defesa, operações de garantia da lei e da ordem e auxílio à população.
O aniversário do 33º BIMec é um momento de reflexão sobre a trajetória da unidade, que se modernizou ao longo dos anos, passando a ser mecanizada e ganhando o apelido carinhoso de "Batalhão Heróis de Cascavel". O Comandante da Unidade, Tenente-Coronel André Luiz Miranda Peixoto, ressaltou a importância do trabalho dos militares.
"Comemorar os 54 anos do 33º BIMec em Cascavel é celebrar a dedicação de todos os militares que por aqui passaram e que, com honra e sacrifício, cumpriram a missão de servir à Pátria. É uma data de orgulho para todos nós", afirmou o Comandante durante as celebrações.
O Batalhão é frequentemente acionado para participar de exercícios militares de grande porte e, em momentos de necessidade, atua em apoio à Defesa Civil, como em situações de calamidade pública ou na realização de fiscalizações em estradas, como as que são mostradas em imagens de apoio, demonstrando a versatilidade e prontidão das tropas. A atuação do 33º BIMec é considerada essencial para a segurança da fronteira e para a manutenção da ordem na região Sudoeste do estado.