Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Ação utilizada em Londrina contra a dengue é testada em SP com a ajuda de drones

27 fev 2024 às 21:35
Por: Assessoria de Imprensa

Nesta semana foi realizada em São Paulo a maior soltura experimental de mosquitos estéreis com drones, foram mais de 30 mil, simulando com sucesso uma situação real de combate ao Aedes aegypti.


A metodologia desenvolvida pela empresa Forrest Brasil é a do Controle Natural de Vetores, conhecida como CNV, utiliza mosquitos machos estéreis Aedes aegypti para prevenir surtos de dengue e outras arboviroses, reduzindo significativamente a proliferação do vetor. Essa metodologia foi aplicada em Londrina, que teve apenas uma área tratada, com redução de 85% da infestação do mosquito.


Estudos publicados na revista The Lancet e na The Journal of Infectious Diseases evidenciam a eficácia do CNV. Em Ortigueira, Paraná, uma das cidades que também recebeu o método em escala comercial, houve uma redução impressionante de 98,7% na proliferação do mosquito após a aplicação do método. 


Os drones da startup Birdview complementam o combate à dengue ao desenvolver tecnologia inovadora para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Em colaboração com a Embrapa Instrumentação e com apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), a empresa criou um sistema modular de liberação e embalagem, integrado a drones, para a soltura controlada de insetos adultos.


“No ambiente agrícola, a tecnologia já é empregada no controle biológico de pragas, liberando insetos inimigos naturais sobre lavouras. Nas áreas urbanas, a solução quer agora liberar mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis para reduzir a população do inseto, interrompendo seu ciclo de reprodução” – explica Ricardo Machado.

Outras notícias

Nova base da Marinha em Londrina é instalada em local de antiga cede da Defesa Civil

Vereador pede recursos para construção de piscina coberta na zona sul de Cascavel

3° Encontro da Mulher Norte reserva uma tarde de entretenimento para as cascavelenses


“A introdução de drones no processo aprimora a eficiência do CNV, porque facilitam e otimizam a soltura, proporcionando geolocalização precisa e contribuindo ecologicamente ao eliminar emissões de CO2 – detalha a diretora executiva da Forrest Brasil, Elaine Paldi.  Além dos benefícios ambientais, a utilização de drones integra-se a projetos sociais, incentivando o interesse pela tecnologia e robótica.


O que é o CNV?


O chamado CNV, Controle Natural de Vetores, da Forrest Brasil, é uma solução que utiliza o método (TIE) Técnica do Inseto Estéril.


Os mosquitos machos estéreis da Forrest são produzidos a partir de uma cepa local e não são geneticamente modificados, por isso, um método ecologicamente correto, livre de resíduos, não prejudica meio ambiente e nem outras espécies nativas do meio ambiente.


Na prática promove a liberação de mosquitos macho estéreis de forma massiva, que se acasalam com espécies selvagens (as fêmeas copulam apenas uma vez), impedindo a procriação e promovendo gradativamente a redução da infestação do mosquito e de doenças transmitidas por eles, como a dengue, Chikungunya e Zica.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista de 42 anos morre após ser atingido por caminhão na Avenida Tiradentes

Cidade
Imagem de destaque

Obra de revitalização da Avenida Assunção em Cascavel será realizada quadra a quadra

Cidade

Cascavel entrega matrículas do Loteamento Parque 14 de Novembro após 30 anos

Cidade

Secretaria de Saúde de Rolândia e Hemocentro do HU firmam parceria para doação de sangue

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal encontrado morto em apartamento: mulher esfaqueada, homem asfixiado

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 42 anos morre após ser atingido por caminhão na Avenida Tiradentes

Cidade
Londrina e região

Motociclista escorrega em pedras de obra na Rua Pirapó e morre no local

Cidade
Cascavel e região

Condutor de carro que atropelou e matou idoso no Centro de Cascavel se apresenta à polícia

Cidade
Cascavel e região

Casal encontrado morto em apartamento no sudoeste; polícia investiga feminicídio

Podcasts

Imagem de destaque

Podcast Falando de Gestão | EP 02 | Saúde Mental | Dra. Michele Marcondes dos Reis

Imagem de destaque

Podcast Pod Tah | EP 02 | Rosi Oliveira

Podcast Cíntia Invest - EP 02 - Joenice Diniz

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.