Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Ação utilizada em Londrina contra a dengue é testada em SP com a ajuda de drones

27 fev 2024 às 21:35
Por: Assessoria de Imprensa

Nesta semana foi realizada em São Paulo a maior soltura experimental de mosquitos estéreis com drones, foram mais de 30 mil, simulando com sucesso uma situação real de combate ao Aedes aegypti.


A metodologia desenvolvida pela empresa Forrest Brasil é a do Controle Natural de Vetores, conhecida como CNV, utiliza mosquitos machos estéreis Aedes aegypti para prevenir surtos de dengue e outras arboviroses, reduzindo significativamente a proliferação do vetor. Essa metodologia foi aplicada em Londrina, que teve apenas uma área tratada, com redução de 85% da infestação do mosquito.


Estudos publicados na revista The Lancet e na The Journal of Infectious Diseases evidenciam a eficácia do CNV. Em Ortigueira, Paraná, uma das cidades que também recebeu o método em escala comercial, houve uma redução impressionante de 98,7% na proliferação do mosquito após a aplicação do método. 


Os drones da startup Birdview complementam o combate à dengue ao desenvolver tecnologia inovadora para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Em colaboração com a Embrapa Instrumentação e com apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), a empresa criou um sistema modular de liberação e embalagem, integrado a drones, para a soltura controlada de insetos adultos.


“No ambiente agrícola, a tecnologia já é empregada no controle biológico de pragas, liberando insetos inimigos naturais sobre lavouras. Nas áreas urbanas, a solução quer agora liberar mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis para reduzir a população do inseto, interrompendo seu ciclo de reprodução” – explica Ricardo Machado.

Outras notícias

PF e MTE localizam trabalhadores em situação análoga a escravidão em Medianeira

Bombeiros controlam incêndio ambiental no bairro Pioneiros Catarinenses

Homem fica ferido ao cair de quatro metros em córrego no bairro Claudete, em Cascavel


“A introdução de drones no processo aprimora a eficiência do CNV, porque facilitam e otimizam a soltura, proporcionando geolocalização precisa e contribuindo ecologicamente ao eliminar emissões de CO2 – detalha a diretora executiva da Forrest Brasil, Elaine Paldi.  Além dos benefícios ambientais, a utilização de drones integra-se a projetos sociais, incentivando o interesse pela tecnologia e robótica.


O que é o CNV?


O chamado CNV, Controle Natural de Vetores, da Forrest Brasil, é uma solução que utiliza o método (TIE) Técnica do Inseto Estéril.


Os mosquitos machos estéreis da Forrest são produzidos a partir de uma cepa local e não são geneticamente modificados, por isso, um método ecologicamente correto, livre de resíduos, não prejudica meio ambiente e nem outras espécies nativas do meio ambiente.


Na prática promove a liberação de mosquitos macho estéreis de forma massiva, que se acasalam com espécies selvagens (as fêmeas copulam apenas uma vez), impedindo a procriação e promovendo gradativamente a redução da infestação do mosquito e de doenças transmitidas por eles, como a dengue, Chikungunya e Zica.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Ambulância do Samu se envolve em acidente com caminhonete em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Cohab Londrina realiza leilão de veículos com opções a partir de R$ 3.897,75

Cidade

Parati é furtada próximo ao viaduto da Theobaldo Bresolin em Cascavel

Cidade

Câmera de segurança registra momentos antes de ciclista morrer após atropelar gato em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Paraná

Esposas de desaparecidos recebem mensagem anônima com suposta localização das vítimas

Cidade
Londrina e região

Paciente tenta tirar arma de policial em hospital de Londrina, e tiros são disparados

Cidade
Londrina e região

Preso 'em saidinha' procura hospital após engolir celular em Arapongas

Cidade
Londrina e região

Homem morre em confronto com a Polícia Militar na Estrada da Perobinha

Cidade
Cascavel e região

Mãe e filha são esfaqueadas no Cascavel velho; uma morreu e outra está gravemente ferida

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 19 | Soluções Completas e Sustentáveis | Leroy Merlin

Podcast Café com Edu Granado | EP 25 | Inovação, Saúde e Humanização | Mico Muniz

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.