Cidade

Acesf intensifica trabalhos de manutenção nos cemitérios para o Dia das Mães

29 abr 2024 às 13:38

Em razão da movimentação de milhares de famílias nos cemitérios municipais no período do Dia das Mães, a Prefeitura de Londrina, por meio da Acesf, está intensificando suas ações regulares de manutenção nesses espaços públicos. A data é celebrada anualmente, sempre no segundo domingo de maio, este ano no dia 12, sendo uma das épocas com maior fluxo de pessoas nos cemitérios. Por conta do aumento significativo de visitantes, o órgão responsável pela administração desses locais na cidade sempre reforça, às vésperas da comemoração, os serviços que já são prestados de forma permanente ao longo de todo o ano.


Este trabalho ampliado, já em andamento, é uma forma de garantir que todo o público possa circular e prestar suas homenagens com conforto, segurança e tranquilidade. De acordo com a Acesf, em torno de 40 a 50 mil pessoas circulam pelos cemitérios municipais de Londrina no Dia das Mães. E, além do domingo que marca a data, são muitas as visitas prévias para limpeza, reparos e reformas autônomas em jazigos, o que aumenta a produção de resíduos de materiais e lixo, principalmente nas maiores unidades.


Todos os 13 cemitérios municipais de Londrina – cinco da área urbana e oito na zona rural – receberão paralelamente o cuidado acentuado da Acesf, envolvendo ações de limpeza, roçagem, capina, dedetização, pinturas, reparos e manutenções pontuais, além das atribuições normais de sepultamento. São eles os cemitérios São Pedro e João XXIII, ambos na região central; Padre Anchieta e São Paulo (leste); Jardim da Saudade (norte); e os distritais de Heimtal, Irerê, Paiquerê, Warta, São Luiz, Maravilha, Guaravera e Lerroville.


Segundo o superintendente da Acesf, Ademir Gervásio, essa manutenção engloba a limpeza geral dos espaços, lavagem das áreas de circulação interna, entrada e entorno, remoção de resíduos, lixo e materiais, entre outras atribuições. Também há cuidados em áreas de atendimento, escritórios e banheiros quando necessário.


“É importante ressaltar que tal operação já faz parte das frentes de atividades regulares mantidas em Londrina pela Acesf, independentemente de datas comemorativas, todos os dias da semana, de segunda a domingo, em escala de revezamento. Os serviços são prestados por equipes do órgão formadas por coveiros, operários, pedreiros, funcionários de limpeza e outros. Quando estamos próximos a essas datas de maior movimentação, procuramos acompanhar o crescimento de visitantes e intensificar os cuidados”, frisou Gervásio.


Além dos servidores municipais, a Acesf também mantém contrato hoje com duas empresas terceirizadas responsáveis, de forma geral, por realizar a limpeza de banheiros, varrição de áreas, retirada de resíduos, entre galhos, folhas e demais sujeiras. Estes trabalhos ocorrem de segunda a sexta-feira nos cemitérios da área urbana, de maior movimentação em relação à zona rural. “Tudo é retirado com caçambas e os itens são separados para a destinação e descarte corretos. Só para que o público tenha dimensão, recolhemos algo perto de 4 ou 5 toneladas diárias de resíduos provenientes de construção civil e materiais orgânicos como galhos e folhas, entre outros materiais. Essa demanda aumenta em algumas datas como o Dia de Finados e Dia das Mães, e precisamos estar prontos para que os locais permaneçam sempre em boas condições para receber o público”, contou.


Já nos distritos rurais, a Acesf conta com uma equipe de servidores fixa que faz operações de atividades de cemitério em cemitério. Os grupos não ficam fixos em um local apenas, indo a cada unidade e prestando os serviços necessários, de acordo com a programação. Esses cemitérios também já estão recebendo a manutenção intensificada nas semanas que precedem a data comemorativa.


Informações sobre os cemitérios municipais, com endereços, contatos e horários de funcionamento, além dos serviços prestados pela Acesf, estão reunidas no endereço www.acesf.com.br .


Jardim da Saudade – Cada cemitério de Londrina tem uma estrutura e peculiaridade. O cemitério Jardim da Saudade, na zona norte, por exemplo, é o maior da cidade e onde também há a maior área verde. Consequentemente, a Acesf concentra bastante mão de obra nesse local, realizando capina e roçagem nesse primeiro momento. Posteriormente, virão os demais serviços de limpeza e remoções de resíduos, pintura, entre outros.


O cemitério Jardim da Saudade também recebeu na semana passada a instalação de dois novos postes de iluminação em LED, estruturas modernas e mais potentes que substituíram as lâmpadas antigas que anteriormente estavam no local. Os dispositivos que foram implantados já estão em funcionamento, na entrada do cemitério, área externa onde ficam as três capelas mortuárias, que funcionam 24 horas por dia.


Dia das Mães – No dia 12, domingo em que será celebrado o Dia das Mães, haverá servidores da Acesf nas áreas de entrada de todos os cemitérios municipais com tambores para o descarte de embalagens plásticas e outras, advindas de produtos como vasos de flores e velas. A entrada de flores artificiais é proibida pelo órgão.


A ideia, informou o superintendente Ademir Gervásio, é orientar os visitantes logo no acesso para que não espalhem pelo chão os resíduos, principalmente na área interna do cemitério e jazigos, a fim de evitar objetos que acumulem água e possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Além da limpeza, é importante a questão do combate à dengue na cidade. Essa conduta fortalece o trabalho de prevenção que fazemos junto ao público nos cemitérios nas datas de maior movimento. Também teremos servidores orientando sobre a localização de jazigos”, indicou.


Obras e reformas – As famílias interessadas em realizar a manutenção, limpeza e reformas de jazigos podem fazer essas atividades em qualquer dia da semana, sem restrições ou paralisações, desde que respeitados os horários de atendimento dos cemitérios e regras estabelecidas pela Acesf. A exceção será o dia 12 de maio.


Dessa forma, as pessoas podem trabalhar ou levar contratados para fazer os serviços nos cemitérios, se atentando às exigências para cada tipo de reparo a ser executado. É necessário retirar uma licença junto à Acesf quando são realizadas obras de ampliação, reforma, revestimento ou construção. Para tal, o concessionário do terreno deve comparecer na sede administrativa da Acesf (avenida Juscelino Kubitschek, 2.948, Centro), setor Divisão de Cemitérios, das 8h às 14h, informando o serviço e levando o nome completo do prestador de serviço ou empresa responsável, seguindo as coordenadas da instituição.


Esse procedimento, segundo o superintendente da Acesf, Ademir Gervásio, é necessário para que a Acesf consiga autorizar e fiscalizar os trabalhos, verificando se tudo está ocorrendo de acordo com os critérios e normas. “Essa liberação formal é importante para termos o controle correto das ações”, afirmou.