A pesquisa realizada pela FACIAP, com apoio da ACIL, revela que o comerciante paranaense vendeu menos do que no ano passado neste Dia das Mães. Em todo o estado, as vendas caíram 8,3% na comparação com 2022. Em Londrina, a queda chegou a 12,6%.
Em Londrina, 17% dos entrevistados disseram que o resultado foi superior ao ano passado, enquanto 24% afirmaram que foram iguais e 58% revelaram que foram inferiores a 2022.
A pesquisa também perguntou os motivos para a queda nas vendas. Para 82% dos entrevistados em Londrina, os consumidores estão com menor poder de compra. Os motivos elencados também foram juros altos, cenário político, dólar alto, economia fraca e outros.
“Os resultados ficaram abaixo do esperado para o comércio neste Dia das Mães. Temos uma taxa de juros muito alta, o que reduz o crédito. A inadimplência também vem aumentando, junto com o desemprego. Diante de tantas incertezas, o consumidor preferiu economizar no presente. Esperamos que essas instabilidades econômicas sejam revertidas para podermos reaquecer o comércio e os serviços”, ressalta Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
De caráter estadual, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio pelo DataCenso Pesquisas Mercadológicas, ouviu 608 comerciantes em todo o Paraná e possui margem de erro de 4%, com grau de confiança de 95%.