Com o Carnaval chegando, Londrina recebe diferentes atividades voltadas à celebração da maior festa popular brasileira. Ao todo, são mais de 50 ações de comemoração do Carnaval, das quais 14 são gratuitas e realizadas pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), vilas culturais e outras instituições.
Baile dos CCIs – Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) promovem o Baile Festivo de Carnaval. O evento terá música ao vivo, com a apresentação da banda Trio Modão Sertanejo. O repertório inclui músicas de baile, vanerão, xote e sertanejo, intercalando com as famosas marchinhas de carnaval.
Na quinta-feira (12), o Baile será sediado no CCI Leste, localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. No dia seguinte, sexta-feira (13), a festa ocorre no CCI Norte, endereço Rua Luís Brugin, 570, Conjunto Habitacional Maria Cecilia. Ambos os eventos têm início às 13h, com encerramento previsto para às 16h.
Gratuito, o baile é aberto para todas as pessoas com 60 anos ou mais. Em caso de ausência do cadastro no CCI, é obrigatório apresentar um documento com foto na recepção.
Segundo a gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Patrícia Selvatici Preto, os bailes promovidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa vão muito além do lazer: são espaços de socialização que fortalecem vínculos, ampliam amizades e combatem o isolamento social.
“Enquanto serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, vemos que o baile não é apenas uma atividade recreativa. É um dispositivo de proteção social básica, fortalece vínculos comunitários e fortalece os vínculos interpessoais”, explicou.
“Enquanto serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, vemos que o baile não é apenas uma atividade recreativa. É um dispositivo de proteção social básica, fortalece vínculos comunitários e fortalece os vínculos interpessoais”, explicou.
CarnaMARL – Para o sábado (11), o CarnaMARL, Carnaval de rua realizado pelo espaço Canto do MARL, agita o centro da cidade. Programado para iniciar às 15h, a festa será realizada nas proximidades da sede do Canto do MARL, localizada na Avenida Duque de Caxias, 3.241, no Centro de Londrina. O evento é aberto ao público, em especial às famílias.
Música, feira de artesanato, comidas e bebidas fazem parte da programação especial de carnaval. Para garantir a segurança dos foliões, o trecho da Avenida Duque de Caxias, entre as ruas Pará e Celso Garcia Cid, terá o trânsito interditado durante a festa.
A programação do CarnaMARL será aberta com o Cordão da Vila Brasil, às 15h, com as tradicionais marchinhas de carnaval. Na sequência, às 17h, a Tribo Percussão assume o palco com ritmos afro-baianos. No fim da tarde, às 18h30, o Baque de Obá Kossô agita com o ritmo pernambucano maracatu de baque virado. Para fechar a noite, às 20h o projeto Trinca do Samba assume e traz um repertório com clássicos do samba, samba raiz e axé. A programação se estende até o fim da festa, que tem encerramento previsto para às 22h.
O produtor cultural e articulador do MARL, Josemar Lucas, garante que o público pode esperar muita animação e alegria. Ainda, o produtor cultural reforçou o compromisso do Canto do MARL na promoção do respeito entre as pessoas e do cuidado com o espaço público e privado. “O Carnaval é parte integrante da identidade brasileira, uma festa para expressar nossas desilusões e expectativas com nossas relações sociais. E o Canto do MARL é um espaço de construção poética em coletividade e preservação da memória de nossa cultura popular”, afirmou.
O Canto do MARL recebe recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Londrina.
Carnaval da Saul – No domingo (15), a região norte da cidade terá o Carnaval da Saul, realizado pelo Bloco BatucaRua e pela Tribo Percussão. Sob o lema “Feito no amor, respeito e diversidade”, a folia começará com uma caminhada com destino à Praça do Campinho, e todo o percurso será embalado por repertório temático de Carnaval. A concentração será às 15h, na Avenida Saul Elkind, 1.438.
O trajeto tem início com um cortejo preparado pelo grupo Baque de Obá Kossô, apresentando músicas afro-baianas, axé e o maracatu de baque virado. Em seguida, às 17h, terá o “Arrastão” do projeto Tribo Percussão, que fará seu show em um mini trio elétrico: uma caminhonete equipada com som e os músicos, guitarristas e baixistas. No chão, junto ao público, estará a bateria de percussão afro.
Segundo o fundador e diretor da Tribo Percussão, Luciano Vale, que também integra a organização do evento, a ideia de realizar um Carnaval de rua na Avenida Saul Elkind partiu da necessidade de reavivar a cultura na Zona Norte, oferecendo uma festa democrática, gratuita e acessível a todas as pessoas. “Nesse carnaval o público pode esperar muita cultura, música boa e energia positiva. O Carnaval é uma manifestação pública da cultura brasileira, onde é expressada a diversidade cultural, é um momento de alegria e socialização das pessoas”, destacou.
Além da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Carnaval da Saul é apoiado pela Associação Comercial e Industrial da Região Norte de Londrina (ACIRENOR), pela Norte Cultural, e pela Associação Londrinense de Circo.
Texto: Laura Gonçalves e Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.