O júri de Yuri Ferreira Ramos, uma figura central na "guerra urbana" entre facções criminosas que disputam pontos de tráfico de drogas na zona norte de Londrina, começa nesta terça-feira (15). Em entrevista coletiva, o Delegado de Homicídios de Londrina, João Reis, confirmou que pelo menos oito pessoas foram assassinadas entre abril e julho de 2023 por conta dessa disputa.
A prisão de Yuri Ferreira Ramos ocorreu após uma operação policial. Ele é acusado de assassinar dois desafetos a tiros na zona norte: Devid de Souza, no dia 8 de julho, no Jardim São Jorge; e Kauan Gabriel de Matos, em 26 de maio, em uma barbearia na Avenida Saul Elkind. Segundo o delegado, o homicídio de Kauan Gabriel teria sido cometido por Yuri em vingança à execução do irmão e de um primo dele, mortos a tiros em abril de 2023. Já em relação ao assassinato de Devid, o nome de Yuri teria sido dito pela vítima antes de morrer, embora ele negue a acusação.
A outra figura central dessa disputa, Matheus Gabriel Rodrigues Siqueira, já havia sido assassinada em 1º de junho de 2023, no Conjunto União da Vitória, na zona sul. Ele foi executado com mais de 100 tiros de fuzil dentro de um carro. Conforme explicou João Reis, antes de morrer, Matheus estaria agindo na tentativa de tomar "biqueiras" (pontos de venda de drogas) do grupo rival.
Com a prisão de Yuri, o delegado João Reis espera que esse ciclo de mortes violentas em Londrina chegue ao fim.