Cidade

Agentes de endemias alegam dificuldades em atendimentos para o combate à dengue

19 nov 2024 às 12:05

Os números de casos de dengue continuam aumentando em Londrina; de acordo com o último boletim, foram 292 novos casos em uma semana, número que integra os mais de 41 mil casos registrados em 2024. 

Uma das formas de combate à doença é a vistoria de quintais feita por agentes de endemias, mas nos últimos tempos, os profissionais alegam dificulfades para acessar residências na cidade. 

Muitos moradores não recebem os agentes, que batem palmas, chamam, tocam a campainha, mas não são atendidos. Em alguns casos, os moradores não estão mesmo nas residências, mas em outros, os imóveis não estão vazios: a janela aberta e o carro na garagem indicam que tem gente na casa. 

Um dos problemas é que muitos idosos estão sozinhos na casa e têm medo de abrir o portão para estranhos. Sem o acesso dos agentes, a identificação de criadouros do mosquito da dengue é prejudicada. 


A principal orientação para o combate à dengue é evitar água parada, seja em vasos de plantas ou objetos no quintal. Por isso, além da vistoria, a manutenção feita pelos moradores é indispensável.