A ansiedade tomou conta de Gabriel na véspera do início das aulas. Acostumado com o período vespertino, neste ano ele passou a frequentar a escola pela manhã. O entusiasmo foi tanto que ele acordou cedo, tomou banho e se preparou rapidamente para retomar a rotina escolar.
Gabriel foi apenas um dos mais de 30 mil alunos da rede municipal que voltaram às aulas nesta quarta-feira (5). O movimento intenso em frente à Escola da Transparência 2, no bairro Interlagos, refletia a animação dos estudantes, muitos ansiosos para rever amigos e conhecer a nova instituição.
O retorno às aulas trouxe alívio também para pais e avós, que tiveram a missão de entreter as crianças durante as férias. Ao todo, as atividades foram retomadas em 124 instituições de ensino do município, incluindo 55 escolas urbanas, 10 rurais e 59 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Apesar do retorno, os kits de uniforme da rede municipal ainda não foram entregues. Segundo a prefeitura, a distribuição só poderá ser feita após os pais informarem às escolas o tamanho necessário. A orientação é que aqueles que ainda não repassaram a informação procurem a unidade de ensino o quanto antes, pois a entrega está prevista para iniciar na segunda-feira (10).
A data também foi aproveitada pela prefeitura para conscientizar os alunos sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. Uma atividade lúdica foi organizada para ensinar as crianças sobre medidas preventivas para evitar a proliferação do inseto tanto em casa quanto nas escolas.