Cidade

Anel viário deve trazer mais mobilidade ao trânsito de Cascavel

06 jun 2024 às 13:11

A construção de um Anel Viário de Cascavel, cogitada há anos, pode enfim se tornar uma realidade.


Amanhã, será assinado um convênio para o projeto de viabilidade da obra, que deve ajudar a melhorar o fluxo de veículos na região.


Cascavel é rota de milhares de veículos todos os dias. As rodovias e as vias de acesso às BRs que cortam a cidade estão sempre assim: lotadas, com muito movimento e filas nas travessias. Para o motorista, um desafio repleto de espera e perigos. 


Dar vazão a todo esse fluxo é um desejo antigo e que está prestes a ter um primeiro passo para se tornar realidade. A solução sonhada há anos é um anel viário no entorno da cidade. Os estudos para a obra tão aguardada vão começar.


A proposta ainda é embrionária e pode passar por mudanças, mas funcionaria com a construção de dois novos contornos. O Norte, que ligará a BR-277, passando pela BR-369 até chegar à BR-467; e o Contorno Sul, que ligará a BR-277, próximo ao Contorno Oeste, passando por fora da cidade, atrás dos bairros Faculdade e Cascavel Velho, até chegar à BR-277, saída para Curitiba. Os dois novos contornos, juntamente com o já construído Contorno Oeste, formariam o Anel Viário de Cascavel.


Será assinada uma declaração de interesse na câmara de vereadores de Cascavel, envolvendo a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico da Itaipu e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT. Isso marca o início dos estudos necessários para a elaboração do projeto de construção do Anel Viário. O custo estimado da obra é de R$ 600 milhões. O encontro entre os envolvidos e a assinatura do convênio serão realizados às duas e meia da tarde, nesta sexta-feira, quando mais detalhes da ideia serão apresentados.