Cidade

Aniversário de Londrina será repleto de atrações culturais por toda a cidade

09 dez 2024 às 15:23

Londrina terá uma programação recheada de atrações gratuitas para comemorar o aniversário de 90 anos da cidade, na terça-feira (10). A agenda completa, bem como as demais atividades do mês, pode ser conferida no Calendário Cultural Londrina 90 Anos, elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).


A secretária municipal de Cultura, Maria de Fátima Beraldo, afirmou que a diversidade de eventos realizados em Londrina em dezembro reflete a potência cultural e artística que a cidade é. “Londrina é uma cidade de grandes festivais, e de onde saem artistas de muito talento para o Brasil e para o mundo. Todos esses espetáculos são um retrato da autenticidade, criatividade e originalidade do povo londrinense. Nós, da Secretaria de Cultura, parabenizamos a nossa jovem cidade pelo seu aniversário de 90 anos e desejamos que Londrina possa, cada vez mais, seguir ampliando os horizontes do ponto de vista cultural, de forma a democratizar o acesso à cultura a todas as pessoas”, disse. 


Programação do dia 10


Os eventos terão início às 9h, com uma Cerimônia Cívica na Praça do Centro Cívico, localizada entre a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Fórum de Londrina. A solenidade contará com a participação da Orquestra de Metais de Londrina e terá a presença de autoridades municipais. Além disso, incluirá depoimentos dos escritores Domingos Pellegrini e Célia Musili, sob a perspectiva histórica da data. Um dos destaques da ação é a entrega simbólica das obras de reforma da sede da Câmara Municipal, que estão 90% concluídas. Serão organizadas visitas em grupos de 10 pessoas, que poderão subir até a galeria e observar como está a plenária, ainda que as outras dependências do espaço estejam fechadas.


Na sequência, das 16h às 19h, a Vila Cultural Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241) recebe o Ritual da Morte do Bumba Meu Boi “Valente das Águas”, realizado pelo Grupo Estrela da Vila. As atividades no local prosseguem com uma mostra de curtas-metragens do projeto Cinekombiclube – Rodando Cinema Negro. Serão exibidos os filmes:  “Não Estamos Sós”, “Memórias Populares e Tropicais”, “O Enegrecer de Iemanjá e a Subtração do Sagrado Afro” e “Xirê: É Dia de Festa”. Completando a programação do MARL, haverá uma roda de conversa com o tema “Cinema Negro em Londrina” e uma discotecagem com música e projeção de cenas da cultura brasileira.


Para animar as crianças, a Casa do Papai Noel, localizada no Calçadão, entre a Rua Professor João Cândido e a Avenida São Paulo, vai estar aberta das 16h às 22h.


Também no Calçadão, às 19h, perto da Praça da Bandeira, o Grupo Triolé encenará o espetáculo “Subsolos”. A peça tem como protagonista o palhaço Lambreta, um caixeiro viajante caipira e falastrão, que abre suas malas para o público, expondo seus pertences pouco usuais para a brincadeira que se formará. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155).


Das 19h às 21h30, a Feira da Concha será realizada na Concha Acústica, com a presença de diversos food trucks e produtores locais de artesanato. O evento terá apresentações ao vivo das bandas The Hard Cowboys, Aquele Acústico e Almanak 80.


Por sua vez, o Cine Teatro Ouro Verde será palco para a premiada peça “A Aforista”, encenada pela Cia. Stavis-Damaceno, de Curitiba, que conquistou o Prêmio APCA 2023 na categoria Melhor Espetáculo, além do Prêmio Shell de Melhor Figurino. Promovida pelo Festival Internacional de Londrina (FILO), a apresentação tem entrada gratuita e se inicia às 20h30. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla.


Atividades on-line


A programação também inclui atividades on-line que serão lançadas no dia 10 de dezembro. Entre elas, está o Catálogo de Fotos do Coletivo FotoFlores, formado por fotografias produzidas por jovens moradores do Residencial Flores do Campo.


Também estarão disponíveis, no YouTube, o videodocumentário do projeto “O conto de paredes trincadas” e o vídeo recital “Encontros Latino-americanos”, do Circuito Pé Vermelho do 44º Festival Internacional de Música de Londrina.