O ginásio conhecido como "Palácio do Futsal", localizado na esquina das ruas Uruguai e Colômbia, na Vila Brasil, já foi um dos principais palcos esportivos de Londrina, mas hoje a realidade é outra. O local, atualmente administrado pela Liga Londrinense de Futebol de Salão, tornou-se alvo de constantes reclamações da vizinhança.
Moradores da região, como a autônoma Rhayra Pozzobom, relatam uma série de problemas, como o acúmulo de lixo, barulho excessivo e a presença constante de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, o que gera uma sensação de insegurança.
Em nota, a Liga Londrinense informou que a limpeza da área externa é mantida "dentro das possibilidades" e classificou a presença de moradores de rua como um "problema social".
A Prefeitura de Londrina, por sua vez, afirmou que a responsabilidade pela limpeza é da entidade que administra o imóvel. O município informou ainda que vai acionar a Secretaria de Assistência Social para realizar a abordagem das pessoas em situação de rua na região e que solicitou uma vistoria da Secretaria de Saúde para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Imóvel vai a leilão
O prédio, avaliado em R$ 2,9 milhões, pode estar com os dias contados. Com uma dívida tributária de R$ 78 mil, o imóvel será levado a leilão no próximo dia 22 de agosto. Caso não haja lances, uma segunda praça está agendada para o dia 29 de agosto.
O futuro comprador terá a opção de manter a quadra esportiva ou transformar a área em um empreendimento comercial ou residencial. Para a vizinhança, fica a expectativa de que o leilão resulte na revitalização do espaço.