Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Apae comemora 54 anos de atuação com a comunidade cascavelense

Instituição é referência no atendimento especializado em pedagogia, saúde e assistente social
16 abr 2025 às 11:04
Por: Portal Tarobá
Foto: Secom

A  Apae de Cascavel está em festa. Amanhã(17) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais completará 54 anos de atuação no Município, mas as comemorações foram antecipadas para hoje (16) e cheias de surpresas para alunos, família e a comunidade.

O vice-prefeito, Henrique Mecabô e o secretário de Saúde, Ali Haidar, participaram da solenidade realizada no Ginásio de Esportes da instituição. Foram servidos 54 bolos de diversos sabores, todos feitos por professores, famílias, parceiros e nas cozinhas dos projetos sociais da entidade. Como toda festa de aniversário, além do tradicional “parabéns pra você”, teve apresentações e muitas brincadeiras. À tarde, a festa continua para os alunos e familiares que frequentam a escola neste período.

 

A Apae de Cascavel é hoje uma referência no atendimento especializado em pedagogia, saúde e assistência social. “A Apae muito nos ajuda, nos complementa no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e nesses 54 anos construiu, aqui em Cascavel, um legado de doação, de dedicação voluntária, de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, de amor acima de tudo e de inclusão. Cascavel tem que celebrar mesmo ter a Apae tão bem estabelecida aqui há tanto tempo e nós, como Município, sempre estamos a postos e prontos para ajudar”, valoriza o vice-prefeito Henrique Mecabô,

 

A Apae de Cascavel mantém duas escolas especiais. A doutor Luiz Pasternak, voltada à educação infantil e também a Escola Valéria Meneghel, destinada ao ensino fundamental e a educação de jovens adultos. Ao todo, são 520 alunos de zero ano à terceira idade. A Escola trabalha toda a parte educacional. “A diferença são as adaptações que nós fazemos para trabalhar a parte pedagógica com eles. Os alunos que conseguem se alfabetizar, nós incluímos no ensino regular. Então, já são 54 anos de trabalho, de evolução e de desenvolvimento”, observa a diretora pedagógica da Apae, Wagna Sutana.

Outras notícias

Perseguição cinematográfica com helicóptero termina com prisão e apreensão em Cascavel

Prefeitura lança Gabinete de Gestão Integrada para combater a criminalidade

Homem é encontrado morto após ser atropelado na PR-444, em Arapongas

 

A Escola conta com 210 funcionários para atender toda a estrutura pedagógica, de assistência social e de saúde. Por mês, são feitos cerca de 5 mil atendimentos em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Equoterapia.

 

O secretário de Saúde, Ali Haidar, destaca o pioneirismo da Apae na luta pelos direitos da pessoa com deficiência. “A Apae é pioneira na briga pelos direitos e inclusão da pessoa com deficiência. É fundamental que a gente tenha todo esse acesso, todo esse suporte voltado para à assistência social, educação e também para a saúde dessas crianças e desses adolescentes e adultos que também fazem terapias aqui dentro”.

 

Com todo o atendimento prestado à comunidade, a Apae de Cascavel é referência nacional e motivo de orgulho para a comunidade. “A  Apae, nesses anos todos, vem crescendo muito no setor de saúde, e com a conclusão do nosso hospital estes atendimentos vão crescer ainda mais. Atualmente, contamos com a equipe completa de profissionais da saúde multidisciplinar, com médico, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo. Atendendo também no setor da equoterapia e terapia intensiva pediátrica”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do Setor de Saúde da Apae de Cascavel, Rosiane Klechowicz.

 

Na assistência social, nenhuma família assistida pela Apae fica sem atendimento. “Este é nosso orgulho. Hoje nós podemos ajudar a todos com visitas, encaminhamentos, orientações, entrega de alimentos e muito mais. O serviço social é porta de entrada para todos os alunos, seja na saúde, seja na educação, ou seja na assistência. A Apae desenvolve um importante trabalho, que é o da defesa e garantia de direitos destas pessoas”, finaliza a  assistente social, Márcia Rabisquim.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moto vai parar embaixo de carro após acidente no bairro Nova Cidade em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Família procura jovem desaparecido há um mês em Cascavel; destino seria Santa Catarina

Cidade

Câmera de segurança flagra acidente de entre carro e moto na rua Jacarezinho

Cidade

Prédios públicos abandonados viram pontos de insegurança e descarte irregular

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: pai e duas crianças que morreram em acidente são identificados

Cidade
Londrina e região

Acidente entre caminhão e carro deixa três mortos na PR-445, próximo a Tamarana

Paraná
Cascavel e região

Após 16 mil atestados em junho prefeitura de cidade do PR fecha o cerco nas urgências

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina anuncia instalação de sistema obrigatório para ILS

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: batida entre ônibus escolar e carro deixa três pessoas mortas em Corbélia

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 21 | Infância, Telas e Ansiedade | Carol Benhame

Podcast Marketing Interno Cast | EP 3 | A Jornada do Restaurante Paizão | Charles Costa

Podcast Negócios à Parte | EP 15 | Empreendedorismo Além das Grandes Cidades | Conrado Scheller

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.